Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Extenda no Rádio Publica Programete sobre o Projeto Memória Sonora da Rádio Universidade

Extenda no Rádio, que integra o Programa Visibilidade da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) produziu um programete sobre o Projeto Preservação e Difusão de Memória Sonora no Acervo da Rádio Universidade da UFSM.

Ouça o programete no link:

O Projeto Preservação e Difusão de Memória Sonora no Acervo da Rádio Universidade da UFSM iniciou suas atividades em 2012, coordenado por arquivista adscrito ao Departamento de Arquivo Geral (DAG). Seu objetivo é preservar e proporcionar acesso ao acervo sonoro da Rádio Universidade da UFSM por meio de tratamento técnico arquivístico de fitas magnéticas e discos de vinil.

Na primeira etapa foram indexados os discos de vinil da discoteca da Rádio, num volume de 6.852, sendo 1268 compactos e 4652 vinis, cujas gravações datam dos anos 1954 a 1995.

Na segunda etapa foi realizada audição e descrição das 701 fitas magnéticas de rolo. As fitas magnéticas de rolo do acervo da Rádio da UFSM são as gravações dos programas e entrevistas veiculados pela rádio no decurso de suas atividades. As gravações foram produzidas num Tape Gravador de Rolo AKAI Gx630d, de 1968 até a metade dos anos 1990, quando foram substituídos por mini-discos (MD).

A etapa ora desenvolvida consiste na migração de suporte – a digitalização das fitas rolo para possibilitar o acesso ao pesquisador. A posterior descrição destes registros sonoros no ICA-AtoM permitirá sua difusão a comunidade.

2015 maio digitalizao fitas Rdio UFSM 2b

Fotografia: Marcos Machado Paulo, bolsista do Arquivo Fotográfico DAG UFSM