Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 049 Prêmio Jovem Cientista no Curso de Engenharia Civil

O Concurso Jovem Cientista é promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e existe há 35 anos. Foi criado com objetivo de estimular a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e pesquisadores que buscam alternativas para impasses no país.

Na segunda edição do concurso Jovem Cientista, em 1982, Werner Lorenz, estudante do Curso de Engenharia Civil na UFSM conquistou o terceiro lugar com a pesquisa Análise do Consumo de Energia na Fabricação de Tijolos Cerâmicos Utilizados na Indústria de Construção Civil sob tópico fontes alternativas e conservação.

Segundo a Revista O Quero-Quero, da UFSM, o estudante desenvolveu seus trabalhos de pesquisa nos intervalos das aulas, sob orientação do professor José Antônio do Nascimento Pinto, no Laboratório de Materiais de Construção Civil da UFSM.

A pesquisa se constitui na análise da temperatura de cozimento dos materiais utilizados na fabricação de tijolos cerâmicos, de forma a reduzir os gastos de energia e manter a qualidade do material. Ele observou que os métodos empregados na queima de tijolos deixavam muito a desejar quanto ao fator energia, foi realizado um levantamento entre olarias na região de Santa Maria e as mesmas apresentaram um consumo médio de energia para a fabricação de tijolos cerâmicos a 1000 °C de 915,00 Kcal/kg de tijolo, onde a matéria-prima pesquisada apresentava uma economia de 137,25 Kcal/kg de tijolo, para uma diminuição de 150°C na temperatura final de cozimento.

Lorenz pretendia divulgar detalhes do seu trabalho para que todas as indústrias do setor fossem beneficiadas: “Minha pesquisa não se justifica se o pequeno oleiro não for beneficiado. Eu tive oportunidade de fazer a pesquisa e esta não deve servir somente a mim”, disse ele.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1982.350.001.

Texto: Kátia Moreira, Acadêmica do 5° semestre do Curso de Jornalismo da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia retangular colorida de mulher e homem, em plano americano, diante da porta de um prédio, segurando um laço de fita na cor verde e amarela. A mulher, à esquerda, está de perfil para a direita e segura a fita com as duas mãos. Ela tem estatura média, pele clara, magra, cabelos ondulados, na cor castanho escuro, um pouco abaixo do ombro e caídos sobre o rosto. Veste um casaco xadrez preto e branco com detalhes em listras amarelas. O homem, à direita, está de perfil para a esquerda e segura a fita com a mão direita. Ele tem estatura alta, pele clara, magro e cabelos grisalhos penteados para trás. Veste um terno da cor cinza, camisa social branca e gravata lilás. Ao lado da  mulher, à  direita, há outras pessoas: parte da cabeça de um homem  de cor clara, cabelos pretos e calvo na testa,  além de parte de cabelos ruivos, femininos. À esquerda do homem, parte do braço de uma  pessoa, que segura uma câmera de  filmagem profissional na cor preta. Ao fundo, porta grande, de  duas  folhas, na  cor marrom com vidros opacos em  forma geométrica, composta por triângulos e  losangos.

Comissão de Audiodescrição da UFSM.

Artigo em Libras