Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 050B Arquivo Fotográfico da UFSM em 2016



Fotografia horizontal e colorida de uma mulher, sentada em frente a um computador, que está sobre o tampo de uma mesa. No canto inferior esquerdo, a mulher de costas e perfil direito está enquadrada dos ombros para cima. É jovem, tem pele clara, cabelo curto, liso e loiro, usa óculos de grau com haste preta e o aro verde e brincos pequenos prateados em formato de argola. Veste uma jaqueta jeans Azul claro com capuz cinza e um cachecol de lã Azul escuro. Tem  a mão esquerda sobre o teclado do computador e a mão direita, com uma luva transparente, sobre o mouse. O monitor está em cima da CPU horizontal, ambos na cor preta e o teclado preto com detalhes em prateado está à frente da CPU. Na tela do monitor,  a imagem de uma foto horizontal em preto e branco de dois homens em pé, de pele branca e cabelos escuros, com ternos escuros. À esquerda do computador um calendário de mesa na cor branca com bordas amarelas, e, à direita, junto ao mouse, uma folha com o título “Retalhos da Memória de Santa Maria”, em letras garrafais na cor Marrom, e abaixo do título uma foto e um texto. Ao lado direito da folha, parte de uma digitalizadora de negativos de fotografias, retangular e prateada com a tampa entre aberta. Na parte interna da tampa, uma luz intensa que projeta-se para a parte inferior, onde há um quadrado preto, com cinco espaços retangulares no tamanho e formato de um negativo. À frente da digitalizadora,  papéis dobrados em forma de sanfona e dois negativos. O tampo da mesa é retangular e na cor cinza claro. À esquerda e ao fundo da foto, o encontro de duas paredes claras. Na parede em frente à mesa, dois arquivos verticais, de metal e na cor cinza, com aproximadamente cinco gavetas com puxadores. Na parte frontal superior de cada gaveta, em ambos os lados, há etiquetas na cor amarela. No arquivo direito, uma gaveta aberta com documentos enfileirados em seu interior. O piso é branco.

Hoje o Arquivo Fotográfico da UFSM conta com mais de 85 mil negativos flexíveis, fotografias positivas e mais de sete mil fotografias digitais. Um dos principais projetos para preservação e acesso deste acervo é a digitalização dos negativos. Além disso, são atendidas pesquisas da comunidade sobre temas diversos. Concomitante, está em andamento o Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria, cujo objetivo principal é a difusão, o qual propiciou um crescimento de 85% nas solicitações de pesquisas. Este artigo comemora um ano de projeto e completa 50 publicações de pôsteres.

Fotógrafo: Marcos Machado Paulo. Arquivo Fotográfico UFSM.2016.007.001.DAG.

Texto: Marcos Machado Paulo, Acadêmico do 3º semestre do Curso de Arquivologia da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal e colorida de uma mulher, sentada em frente a um computador, que está sobre o tampo de uma mesa. No canto inferior esquerdo, a mulher de costas e perfil direito está enquadrada dos ombros para cima. É jovem, tem pele clara, cabelo curto, liso e loiro, usa óculos de grau com haste preta e o aro verde e brincos pequenos prateados em formato de argola. Veste uma jaqueta jeans Azul claro com capuz cinza e um cachecol de lã Azul escuro. Tem  a mão esquerda sobre o teclado do computador e a mão direita, com uma luva transparente, sobre o mouse. O monitor está em cima da CPU horizontal, ambos na cor preta e o teclado preto com detalhes em prateado está à frente da CPU. Na tela do monitor,  a imagem de uma foto horizontal em preto e branco de dois homens em pé, de pele branca e cabelos escuros, com ternos escuros. À esquerda do computador um calendário de mesa na cor branca com bordas amarelas, e, à direita, junto ao mouse, uma folha com o título “Retalhos da Memória de Santa Maria”, em letras garrafais na cor Marrom, e abaixo do título uma foto e um texto. Ao lado direito da folha, parte de uma digitalizadora de negativos de fotografias, retangular e prateada com a tampa entre aberta. Na parte interna da tampa, uma luz intensa que projeta-se para a parte inferior, onde há um quadrado preto, com cinco espaços retangulares no tamanho e formato de um negativo. À frente da digitalizadora,  papéis dobrados em forma de sanfona e dois negativos. O tampo da mesa é retangular e na cor cinza claro. À esquerda e ao fundo da foto, o encontro de duas paredes claras. Na parede em frente à mesa, dois arquivos verticais, de metal e na cor cinza, com aproximadamente cinco gavetas com puxadores. Na parte frontal superior de cada gaveta, em ambos os lados, há etiquetas na cor amarela. No arquivo direito, uma gaveta aberta com documentos enfileirados em seu interior. O piso é branco.

Audiodescritor roteirista: Cintia Pasa Lopes

Audiodescritor consultor: Fernanda Taschetto

Artigo em Libras
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-986

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes