Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 088 Reitor da UFSM Recebe Medalha do Mérito Santos Dumont em 1981



Fotografia horizontal em preto e branco de 7 homens fardados, em pé, junto a um campo de pouso, de concreto. Três dos homens estão perfilados diagonalmente à esquerda, de perfil direito. Os dois primeiros usam uniforme composto por quepe, farda de manga comprida com três botões fechados, calças vincadas e sapatos escuros. Usam camisas claras de colarinho e gravatas escuras. Ambos estão com o braço direito ligeiramente dobrado, segurando sabres que apontam para cima. Eles têm a pele clara, cabelo escuro e usam bigodes bem aparados. Na sequência, o terceiro homem é claro, tem cabelos escuros e encaracolados e usa óculos. Veste um terno escuro, com camisa clara, gravata e sapatos escuros. Á frente deste, um homem ligeiramente mais baixo, fardado, prende uma medalha em seu peito. Os outros três homens estão localizados do centro para a direita da fotografia, posicionados diagonalmente, de perfil esquerdo em frente aos outros. Um deles segura uma almofada cerimonial, estando perfilado à esquerda, com farda e botas escuras. A camisa, o capacete, o cinto e as luvas que usa são claros, e no braço esquerdo uma meia manga com o símbolo “PA” cobre seu braço. Os dois homens restantes são fotógrafos e seguram câmeras fotográficas com as duas mãos dobradas em frente ao corpo. Ambos usam farda escura, com camisa clara e sapatos escuros. Estes apresentam a cabeça descoberta e tem cabelos escuros. Ao fundo da fotografia, à esquerda, um bosque; ao longe, no centro, um caminhão claro e um avião de carga; e, à direita, uma biruta e a vista parcial de um prédio. O céu é claro, com algumas nuvens.

Em 1981 foi comemorado o 10º aniversário da instalação em Santa Maria, do 4º EMRA, 5º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação, sediado na Base Aérea de Santa Maria (BASM). Durante a cerimônia, presidida pelo Comandante da BASM, Cel. Aviador José Carlos Pereira de Lima, foram entregues as Medalhas do Mérito Santos Dumont a três militares, Maj. Av. Ubirajara Fernandes da Cunha, Maj. Av. Marcelo Hecksher, Cap. Esp. Fot. Antonio José de Souza e um civil – o Reitor da Universidade Federal de Santa Maria, prof. Derblay Galvão. A honraria é conferida pelo Ministério da Aeronáutica a pessoas que se destacaram pelos serviços prestados à Força Aérea Brasileira e foi criada em 1956 para marcar os 50 anos do primeiro voo de Santos Dumont a bordo do 14 Bis. Também receberam a medalha, em 1973, 1982 e 1992, respectivamente, o vice-Reitor Dr. Hélios Homero Bernardi, o Reitor Armando Vallandro e o Reitor Tabajara Gaúcho da Costa.

Fotógrafo: Orozimbo Ramos Penna. Arquivo Fotográfico UFSM.1981.180.001.

Texto: Cristina Strohschoen dos Santos, Arquivista do Departamento de Arquivo Geral da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal em preto e branco de 7 homens fardados, em pé, junto a um campo de pouso, de concreto. Três dos homens estão perfilados diagonalmente à esquerda, de perfil direito. Os dois primeiros usam uniforme composto por quepe, farda de manga comprida com três botões fechados, calças vincadas e sapatos escuros. Usam camisas claras de colarinho e gravatas escuras. Ambos estão com o braço direito ligeiramente dobrado, segurando sabres que apontam para cima. Eles têm a pele clara, cabelo escuro e usam bigodes bem aparados. Na sequência, o terceiro homem é claro, tem cabelos escuros e encaracolados e usa óculos. Veste um terno escuro, com camisa clara, gravata e sapatos escuros. Á frente deste, um homem ligeiramente mais baixo, fardado, prende uma medalha em seu peito. Os outros três homens estão localizados do centro para a direita da fotografia, posicionados diagonalmente, de perfil esquerdo em frente aos outros. Um deles segura uma almofada cerimonial, estando perfilado à esquerda, com farda e botas escuras. A camisa, o capacete, o cinto e as luvas que usa são claros, e no braço esquerdo uma meia manga com o símbolo “PA” cobre seu braço. Os dois homens restantes são fotógrafos e seguram câmeras fotográficas com as duas mãos dobradas em frente ao corpo. Ambos usam farda escura, com camisa clara e sapatos escuros. Estes apresentam a cabeça descoberta e tem cabelos escuros. Ao fundo da fotografia, à esquerda, um bosque; ao longe, no centro, um caminhão claro e um avião de carga; e, à direita, uma biruta e a vista parcial de um prédio. O céu é claro, com algumas nuvens.

Audiodescritora roteirista: Gléce Kurzawa Cóser

Audiodescritor consultor: Cristian Evandro Sehnem

Artigo em Libras
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-1050

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes