Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 090 Curso Ministrado no Hospital Veterinário em 1974

As obras do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) iniciaram em 1965 e dois anos mais tarde o hospital já contava com sala para aulas e sala para cirurgias. As atuais instalações foram inauguradas em 1973 e passaram por várias adequações e reformas no decorrer do tempo para a melhora de prestação do serviço médico veterinário a comunidade. Atualmente o Hospital Veterinário Universitário (HVU) está dividido em clínicas de animais de pequeno e grande porte, e oferece serviços de clínica médica, clínica cirúrgica, diagnósticos laboratoriais, além do uso do seu espaço físico para fins de pesquisa, extensão, didática e residência para os alunos.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1974.226.002.

Texto: Raabe Balsamo, Acadêmica do 3º semestre do Curso de História da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia quadrada em preto e branco de dez homens, de corpo inteiro, no interior de uma sala, circundando um botijão metálico. Os homens estão de pé, em semi-circulo, voltados para a frente, e observam uma experimentação. O primeiro homem, à esquerda, veste uma calça pantalona escura e camisa clara de manga curta, com relógio e anel na mão direita. No braço esquerdo veste um manguito preso ao peito por um elástico e aponta com o dedo indicador para a abertura do botijão. Atrás dele, dois homens com bigode e cabelo escuro e camisa de manga curta observam por cima do seu ombro. Ao lado, um homem de bigode escuro e cabelo curto, liso e claro, e com os braços cruzados, inclinado à frente. Ele veste calça clara e camisa de manga curta e estampada com figuras geométricas. Ao lado e à frente, dois homens de cabelos curtos, lisos e escuros, também de braços cruzados. Atrás destes, um homem semi-calvo, de bigode e óculos de grau com aro plástico escuro, e as mãos às costas. Veste calça escura e camisa clara quadriculada de manga curta. Ao lado e a frente, um homem de cabelo levemente ondulado, curto e escuro, veste calça clara e camisa estampada com retângulos. Atrás dele, um homem de cabelo curto, claro e liso, veste camisa escura, e tem o rosto oculto pela cabeça do homem à frente. Este homem à frente é o último do semi-círculo e tem cabelos escuros, curtos e lisos, óculos de grau de aro quadrado e escuro e bigode escuro e fino. Veste calça escura e camisa listrada, clara e de manga curta. No braço esquerdo, tem um manguito preso ao peito por um elástico, com o qual segura uma pinça gigante com a extremidade dentro do botijão. O botijão tem duas alças laterais e na parte frontal está escrito American Breeders Service. À esquerda, uma mesa de metal quadrada e baixa sobre a qual estão depositados um rolo de fita adesiva, três pipetas de vidro grandes e duas garrafas térmicas, uma delas pequena e escura e a outra maior com estampa de círculos claros e escuros. No fundo da sala, acima da cabeça dos homens, um ventilador com hélices escuras e armação de metal e um quadro negro, afixado na parede, onde lê-se Pellets. As paredes são claras e o chão é de parquet de madeira escuro e claro.

Audiodescritora roteirista: Cristina Strohschoen dos Santos

Audiodescritor consultor: Cristian Sehnem