Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 093 Curso de TV Educativa em 1968

No final do ano de 1968 a Universidade Federal de Santa Maria sediou um Curso de TV Educativa patrocinado pela UNESCO com a cooperação da Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul. O curso, intensivo de três semanas, foi ministrado pelo professor inglês Leo Lesch, por anos colaborador na emissora pública de rádio e televisão BBC de Londres. De caráter prático e visual, objetivou formar uma equipe dentro da filosofia da TV Educativa e conhecedora da técnica desse recurso da educação e da cultura. Os aparelhos de TV usados para a prática, em sua maioria, já estavam instalados na Cidade Universitária, funcionando em sistema de circuito fechado. Um minucioso relatório do evento foi encaminhado ao Reitor por Dr. Antonio Abelin, representante da Comissão de TV Educativa da UFSM.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1968.111.001.

Texto: Jaqueline Inês Both, acadêmica do 6º semestre do Curso de Arquivologia da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia quadrada em preto e branco de 14 pessoas em uma sala que possui rádios, discos e televisões. A imagem tem ângulo superior, com as pessoas enquadradas de corpo inteiro, predominantemente em pé, viradas de costas; elas têm pele clara, a maioria homens, com faixa etária de 40 anos, cabelo liso e escuro, camisas claras e calças escuras. Oito pessoas, sete homens e uma mulher, estão em volta de um homem sentado de costas para a imagem, no canto esquerdo. Esse homem está voltado para uma mesa, que está na frente de cinco televisões encostadas na parede da esquerda, uma delas em cima de uma estante alta. As oito pessoas estão com a cabeça inclinada para baixo, focadas no homem sentado. Distribuídos pelo centro da sala, 3 discos de vinil escuros e 2 equipamentos de rádio em formato de caixas retangulares, um claro e um escuro. Quatro pessoas estão atrás do equipamento que suporta os discos de vinil, estando uma delas sentada, um homem de cabelo escuro e pele clara, e as outras em pé, ao lado, com as mãos apoiadas na cadeira: duas delas são mulheres, uma de cabelo claro e preso em coque e saia, e a outra de cabelo escuro, óculos e as pernas cobertas pelo equipamento com um dos discos de vinil. Um homem está na frente desse grupo, de perfil direito, mexendo em um dos aparelhos de rádio, com a expressão séria e focada no aparelho. No canto direito da sala, outro aparelho de televisão, sobre uma estante clara com 12 retângulos de vidro. Todos os televisores na sala são escuros, com botões verticais paralelos com a tela; e as telas também são escuras, mas mais claras que o resto do aparelho. A sala tem paredes e piso claros. Na parede de trás há um visor de vidro, retangular na horizontal, que reflete algumas das pessoas no ambiente.

Audiodescritora Roteirista: Paula Colpo Appolinário

Audiodescritor Consultor: Cristian Sehnem