Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 094 Equipe de Natação do CEF em 1978

Fotografia horizontal, em preto e branco, de meninos em pontos de largada na borda de uma piscina retangular, no interior de um ginásio. A fotografia foi feita de um dos cantos da lateral esquerda da piscina. Quatro meninos estão alinhados da frente para o fundo da imagem, em pé, sobre pontos de largada em formato da letra "C" e com base retangular. À frente deles, a piscina. Estão de costas, exceto o menino em primeiro plano que está de perfil direito, curvado, com as mãos próximas aos pés. Aparentam cerca de doze anos, têm pele clara, são magros, usam sungas e os meninos ao centro estão de touca. O menino em primeiro plano usa um óculos de mergulho transparente e sunga clara com listras verticais escuras. À esquerda, uma jovem de costas e ligeiramente de perfil direito, está atrás dos meninos, em pé, com as mãos próximas ao peito. Tem pele clara e está com o cabelo, escuro e ondulado, preso.  Veste uma camiseta clara com uma estampa nas costas, com escritas em semicírculo e ao meio o ano de 1977, e uma peça inferior de um biquíni escuro. Ao fundo, uma parede, feita de tijolos aparentes com uma seqüência de janelas quadradas na parte superior. Há uma mesa com um homem sentado atrás, à esquerda da parede, que atrai a atenção dos meninos e da moça em pé, com exceção do menino que está em primeiro plano alongando-se. E, à direita da parede, cerca de vinte pessoas sentadas lado a lado em cadeiras com assentos e encostos de plástico e pés de metal. Acima da piscina, um fio com mais de vinte bandeirinhas decorativas preso em uma das extremidades na parede. O chão perto da piscina é um piso escuro e bastante úmido.

Em 1976 a Escolinha de Natação do Centro de Educação Física (CEF) da UFSM possuía cento e setenta alunos menores de doze anos que recebiam aulas de natação. A escolinha funcionava por um convênio do Centro com a Associação Santamariense de Apoio à Educação Física e Esportes (ASAESE). A partir de maio de 1977 teve inicio a Equipe de Natação do Projeto Desporto de Alto Nível da UFSM, tendo como atletas as crianças da escolinha e de um trabalho desenvolvido durante o Curso de Técnicas Desportivas em Natação. O desporto de alto nível visava um treinamento a longo prazo, para que o atleta pudesse desenvolver todas as potencialidades dentro do esporte. Nos três primeiros anos de existência a equipe já havia participado de 32 competições estaduais e quatro de nível nacional.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1978.186.001.

Texto: Lidiane Castagna Gonçalves, acadêmica do 2° semestre do Curso de Desenho Industrial da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal, em preto e branco, de meninos em pontos de largada na borda de uma piscina retangular, no interior de um ginásio. A fotografia foi feita de um dos cantos da lateral esquerda da piscina. Quatro meninos estão alinhados da frente para o fundo da imagem, em pé, sobre pontos de largada em formato da letra “C” e com base retangular. À frente deles, a piscina. Estão de costas, exceto o menino em primeiro plano que está de perfil direito, curvado, com as mãos próximas aos pés. Aparentam cerca de doze anos, têm pele clara, são magros, usam sungas e os meninos ao centro estão de touca. O menino em primeiro plano usa um óculos de mergulho transparente e sunga clara com listras verticais escuras. À esquerda, uma jovem de costas e ligeiramente de perfil direito, está atrás dos meninos, em pé, com as mãos próximas ao peito. Tem pele clara e está com o cabelo, escuro e ondulado, preso.  Veste uma camiseta clara com uma estampa nas costas, com escritas em semicírculo e ao meio o ano de 1977, e uma peça inferior de um biquíni escuro. Ao fundo, uma parede, feita de tijolos aparentes com uma seqüência de janelas quadradas na parte superior. Há uma mesa com um homem sentado atrás, à esquerda da parede, que atrai a atenção dos meninos e da moça em pé, com exceção do menino que está em primeiro plano alongando-se. E, à direita da parede, cerca de vinte pessoas sentadas lado a lado em cadeiras com assentos e encostos de plástico e pés de metal. Acima da piscina, um fio com mais de vinte bandeirinhas decorativas preso em uma das extremidades na parede. O chão perto da piscina é um piso escuro e bastante úmido.

Audiodescritora roteirista: Lisiane Gräff de Oliveira

Audiodescritor consultor: Cristian Sehnem