Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Aula de Reprografia do Curso de Arquivologia no DAG



Nas manhãs de 23 e 25 de maio, 19 alunos do 5º semestre do Curso de Arquivologia da UFSM visitaram o arquivo fotográfico do Departamento de Arquivo Geral.

A visita foi uma aula da disciplina de Reprografia, ministrada pelo professor Sérgio Renato Lampert e seu objetivo foi exemplificar um case de gestão de arquivos fotográficos.

O objetivo da disciplina Reprografia é reconhecer a importância das técnicas reprográficas para o processo de difusão e reconhecer a importância e a necessidade de inter-relacionar as técnicas arquivísticas com as reprográficas. Entre as técnicas reprográficas estão a fotografia, a microfilmagem e outros processos.

A arquivista Cristina Strohschoen dos Santos, explanou sobre os procedimentos adotados pelo Departamento de Arquivo Geral para efetivar a gestão do arquivo fotográfico. Neste momento, são desenvolvidas duas ações que convergem na preservação da produção fotográfica do ontem e do hoje: a digitalização, descrição e difusão dos negativos fotográficos de 1958 a 2002; e o arquivamento, descrição e difusão das fotografias digitais produzidas na Agência de Notícias, Pró-Reitoria de Extensão e CTISM. As imagens ficam disponíveis no repositório arquivístico institucional Fonte no link  http://fonte.ufsm.br/index.php/.

 

 

Fotografias: Wagner Serafini dos Santos e Lidiane Castagna

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-223

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes