Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 099 Exposição de Aeromodelismo em 2004



Fotografia horizontal e colorida de dois aviões, com cerca de um metro cada, expostos em um ambiente interno, semelhante a um hall de um prédio. Os aviões estão ao centro da imagem, enquadrados por inteiro, com o segundo avião situado à frente, em perpendicular ao primeiro. Do primeiro avião, à esquerda, é possível ver a lateral direita da fuselagem. Neste, há uma cabine de comando na parte superior, de vidro, em formato ovalado, sem portas laterais, com a asa projetada abaixo. A coloração da metade superior é amarela e sua metade inferior é azul, havendo sobre esta uma listra horizontal seguida de uma estrela, ambos na cor branca. Da asa, vê-se a cor azul na região anterior e a cor amarela posteriormente, com listras brancas nesta, sendo cada uma seguida pelo desenho de uma estrela branca, posicionada na intersecção entre ambas as cores. As asas posteriores da região da cauda do avião têm a mesma decoração. Contém um trem de pouso traseiro e dois dianteiros e uma hélice localizada em sua parte frontal. O avião está exposto em cima de seis classes escolares verdes claras. O segundo avião, em perpendicular, tem a região da cauda partindo da metade da primeira aeronave para a frente, onde vê-se a sua face lateral direita e frontal. Este contém três janelas nesta lateral e uma janela em sua parte frontal, onde situa-se a cabine. A metade superior é branca e a metade inferior é azul, com listras horizontais preta e vermelha que intersectam ambas as cores. Tem as duas asas, localizadas abaixo da cabine, com um trem de pouso e uma hélice em cada uma delas. E, o terceiro trem de pouso está na parte dianteira da fuselagem. As asas e a cauda têm a mesma pintura, sendo a metade anterior azul e a metade posterior branca, decorados com retângulos pretos e listras vermelha e branca. Este avião está apoiado em um pedestal. Há algumas classes ao redor, dispersas, sem nenhum objeto em cima. À esquerda e após o primeiro avião, tem-se um cartaz, colado em um pilar largo. O cartaz é branco com detalhes escritos em variações de tons verde, contendo a equipe envolvida e simbolizada com o desenho de um brasão (desenho de um pássaro com as asas abertas e uma faixa presa aos pés com a escrita “carancho aerodesign UFSM”) e também “Mostra, aviação rádio controlada, aeromodelos e aerodesign”, “programação”, “ciclo de palestras - local: auditório Pércio Reis”, “local: centro de tecnologia ufsm - data: 21 de junho de 2004”. Ao fundo da imagem, à direita, vê-se dois bancos no estilo de praça e uma folhagem com cerca de um metro e meio ao lado destes. Pelas janelas do prédio, à direita, que também servem de paredes, tem-se um estacionamento e muitas árvores. E, por conta do dia ensolarado, ao chão do hall é notável as sombras das classes, voltadas à esquerda.

Em junho de 2004 o Centro de Tecnologia recebeu a 1ª Mostra de Tecnologia de Aviação Rádio Controlada, Aeromodelos e Aerodesign. A mostra contou com um ciclo de palestras e tinha como objetivo apresentar a equipe Carancho de Aerodesign, composta por 22 alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia Elétrica da UFSM,  coordenada pelo professor Marcelo Melo Soriano, do Departamento de Engenharia Mecânica. O projeto apresentado participou pela primeira vez da Competição Nacional de Aerodesign, que além de promover o conhecimento sobre aeronáutica, também mantém o interesse pela busca de conhecimento, a fim de solucionar problemas propostos pelo projeto. A Equipe Carancho completou 13 anos de existência em 2017 e continua participando de competições nacionais.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.2004.035.007.AN.

Texto: Lidiane Castagna Gonçalves, Acadêmico do 2°semestre do Curso de Desenho Industrial da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal e colorida de dois aviões, com cerca de um metro cada, expostos em um ambiente interno, semelhante a um hall de um prédio. Os aviões estão ao centro da imagem, enquadrados por inteiro, com o segundo avião situado à frente, em perpendicular ao primeiro. Do primeiro avião, à esquerda, é possível ver a lateral direita da fuselagem. Neste, há uma cabine de comando na parte superior, de vidro, em formato ovalado, sem portas laterais, com a asa projetada abaixo. A coloração da metade superior é amarela e sua metade inferior é azul, havendo sobre esta uma listra horizontal seguida de uma estrela, ambos na cor branca. Da asa, vê-se a cor azul na região anterior e a cor amarela posteriormente, com listras brancas nesta, sendo cada uma seguida pelo desenho de uma estrela branca, posicionada na intersecção entre ambas as cores. As asas posteriores da região da cauda do avião têm a mesma decoração. Contém um trem de pouso traseiro e dois dianteiros e uma hélice localizada em sua parte frontal. O avião está exposto em cima de seis classes escolares verdes claras. O segundo avião, em perpendicular, tem a região da cauda partindo da metade da primeira aeronave para a frente, onde vê-se a sua face lateral direita e frontal. Este contém três janelas nesta lateral e uma janela em sua parte frontal, onde situa-se a cabine. A metade superior é branca e a metade inferior é azul, com listras horizontais preta e vermelha que intersectam ambas as cores. Tem as duas asas, localizadas abaixo da cabine, com um trem de pouso e uma hélice em cada uma delas. E, o terceiro trem de pouso está na parte dianteira da fuselagem. As asas e a cauda têm a mesma pintura, sendo a metade anterior azul e a metade posterior branca, decorados com retângulos pretos e listras vermelha e branca. Este avião está apoiado em um pedestal. Há algumas classes ao redor, dispersas, sem nenhum objeto em cima. À esquerda e após o primeiro avião, tem-se um cartaz, colado em um pilar largo. O cartaz é branco com detalhes escritos em variações de tons verde, contendo a equipe envolvida e simbolizada com o desenho de um brasão (desenho de um pássaro com as asas abertas e uma faixa presa aos pés com a escrita “carancho aerodesign UFSM”) e também “Mostra, aviação rádio controlada, aeromodelos e aerodesign”, “programação”, “ciclo de palestras – local: auditório Pércio Reis”, “local: centro de tecnologia ufsm – data: 21 de junho de 2004”. Ao fundo da imagem, à direita, vê-se dois bancos no estilo de praça e uma folhagem com cerca de um metro e meio ao lado destes. Pelas janelas do prédio, à direita, que também servem de paredes, tem-se um estacionamento e muitas árvores. E, por conta do dia ensolarado, ao chão do hall é notável as sombras das classes, voltadas à esquerda.

Audiodescritora roteirista: Lisiane Gräff de Oliveira

Audiodescritor consultor: Cristian Sehnem

Artigo em Libras
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-1063

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes