Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 105 Programa APUSM Comunidade na TV Campus em 2007

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal e colorida de quatro pessoas sentadas junto a uma bancada, em um ambiente fechado, semelhante a um estúdio. A bancada, ao centro, tem o tampo em forma triangular, estando a face frontal, que ocupa toda a parte inferior da imagem, fechada por um painel em Azul claro com um símbolo, que é formado por um traço irregular, como um borrão de tinta, em sentido horizontal, tendo acima “APUSM” em caixa alta e, abaixo, “COMUNIDADE” em caixa alta e fonte pouco menor. Sobre o tampo, quatro microfones embutidos, dois em cada um dos demais lados do triângulo. Há duas pessoas em cada lado, da esquerda para a direita: uma mulher, magra, de perfil direito, com o rosto bem delineado, principalmente na região da mandíbula, cabelo castanho escuro, liso e na altura do pescoço, vestindo cachecol de lã rosa, casaco escuro, brinco comprido e anel na mão esquerda, tendo as mãos entrelaçadas em cima da bancada; um jovem senhor, de frente mas levemente inclinado à direita, com o rosto redondo, óculos de grau e cabelos brancos, vestindo casaco social marrom, aberto, e camisa social cinza, tendo as mãos entrelaçadas em cima de um documento sobre a bancada; um jovem senhor, de perfil esquerdo mas ligeiramente voltado a frente, com o rosto e nariz redondos, cabelo preto e calvo, vestindo terno e gravata pretos e camisa social branca, com os cotovelos apoiados sobre a bancada e as mãos juntas uma a outra; uma mulher, de perfil esquerdo, com o rosto oval, leve maquiagem nos olhos e boca, cabelo castanho escuro, liso com ondulações nas pontas, na altura dos ombros e com franja reta, vestindo casaco cor de vinho e suéter rosa claro com gola alta, tendo em sua mão direita uma caneta, enquanto a esquerda eleva-se em direção a um óculos de grau a uma agenda verde e azul ou a uma folha de papel, que encontram-se no tampo da bancada a sua frente. Esta mulher fala e toma a atenção dos demais, que olham-na atentamente. Ao fundo, a parede do estúdio, com vários cartazes, dos quais destaca-se uma paisagem rural, uma paisagem urbana, uma criança sorrindo ao brincar com gotas de água ao ar livre e um microscópio sendo manejado.

Em junho de 2007 estreou na TV CAMPUS o programa televisivo APUSM Comunidade, apresentado pela jornalista Maristela Moura. Foi apresentado semanalmente com o intuito de ser um mediador entre a produção acadêmica das instituições de ensino superior de Santa Maria e a comunidade regional, fomentando reflexões e debates sobre o impacto que a pesquisa científica gera no dia-a-dia da população local. A Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (APUSM) reconheceu na criação do programa uma tarefa para a consolidação de seu papel de interação com a sociedade. Técnicos, professores, cientistas e pesquisadores tiveram a oportunidade de divulgar seus trabalhos sob a ótica de interesse do cidadão comum. Além de difundir o conhecimento a população pode conhecer, através da geração de trabalhos e de projetos, soluções técnicas para os problemas da comunidade.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.2007.114.001.AN.

Texto: Lidiane Castagna Gonçalves, acadêmica do 3°semestre do Curso de Desenho Industrial da UFSM.

Audiodescritora roteirista: Lisiane Gräff de Oliveira

Audiodescritor consultor: Cristian Sehnem