Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Resgate da Memória Audiovisual da TV Campus



O Núcleo de TV Universitária (TV Campus) da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM mantém considerável acervo audiovisual, analógico e digital, fruto de registros de eventos ocorridos na instituição de 1995 a 2017.

Com a publicação da resolução n. 41 do Conselho Nacional de Arquivos, em 2014, passa a ser obrigatória a aplicação e padronização da descrição arquivística, visando o acesso, também a acervos audiovisuais, iconográficos, sonoros e musicais, com implementação, de políticas de preservação e acesso aos documentos.

Partindo dessa premissa iniciou-se o Projeto Resgate do Acervo Audiovisual da TV Campus da UFSM, coordenado por arquivista adscrito ao Departamento de Arquivo Geral (DAG) da UFSM.

O mesmo propõe implementar a preservação e acesso do arquivo audiovisual analógico produzido pela TV Campus.

As atividades da bolsista iniciaram em junho deste ano, sendo as 800 fitas VHS assistidas gerando um índice preliminar com descrição de conteúdos. Pesquisas para datação e descrição detalhada estão sendo realizadas, as quais precedem a ordenação numérico-cronológica, para posterior digitalização e descrição dos audiovisuais no Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq) da UFSM, proporcionando o acesso assíncrono, na web.

A equipe do projeto é formada por: Cristina Strohschoen dos Santos, arquivista DAG, Livia Regina Retamoso, arquivista DAG, Carine Felkl Prevedello, jornalista, Davi dos Santos Pereira, Diretor TV Campus, Martha Regina Marchesan Santos, TV Campus, Lara Isadora Rodrigues Talhaferro, bolsista.

2017 setembro 27 acervo vhs Tv Campus (1menor).jpg

2017 junho 19 Projeto TV Campus (2menor).jpg

Fotografias: Cristina Strohschoen dos Santos

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-240

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes