Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 125 Setor de Comunicação Rural em 1974

Audiodescrição da imagem: Fotografia vertical em preto e branco de três homens junto à uma mesa com livros e outros objetos, em um ambiente interno, com várias gavetas ao fundo. Os homens, na faixa etária entre 50 e 60 anos, estão enquadrados da cintura para cima, de frente, em pé e lado a lado. Todos têm pele clara, usam óculos de grau com armação redonda e estão com o semblante atento. O homem da esquerda tem o rosto oval, bochechas salientes, cabelo liso, grisalho e penteado para trás, com entradas de calvície na testa, e usa terno de tom escuro, camisa clara e gravata com faixas diagonais em claro e escuro. O homem do meio, de cabelo curto, escuro e penteado da esquerda para a direita, tem rosto oval e veste terno escuro com colete de tom acinzentado, camisa clara e gravata escura. E o homem da direita, de cabelo curto, liso e penteado para trás, tem rosto oval e estreito e veste um jaleco claro, camisa clara e gravata escura. Ele segura, com a mão esquerda, pela lombada, uma pasta de papel cartão, e a abre com a outra mão. E todos os homens olham atentamente para essa pasta. À frente dos homens, uma mesa de tampo escuro sobre a qual estão uma caixa, dois envelopes, cinco livros e dois instrumentos. A caixa, localizada a frente do homem da direita e abaixo da pasta, é de madeira, em tom claro, com a forma quadrada e cerca de quarenta centímetros de altura. À esquerda da caixa, dois envelopes do tamanho A4, em tom claro, deitados um sobre o outro. À frente da caixa e dos envelopes, os cinco livros, em duas pilhas, com três à esquerda e dois à direita. Na capa do livro superior da pilha da direita, a escrita “Botânica Sistemática”, com letras claras em um fundo escuro. Já na capa do livro superior da esquerda, um fundo claro com uma figura em formato de cubo, com as letras “A”, “B” e “C” em suas faces, respectivamente, minúsculas e em tom claro. O cubo está contornado por um círculo de tom escuro. À direita dos livros, dois instrumentos estreitos, compridos e finos, com marcações em toda a superfície superior, similares a uma régua. O fundo está totalmente ocupado por gavetas de arquivo, em tom claro e puxadores metálicos, tendo na extremidade direita um dos espaços vazado, sem a gaveta. Na parte superior e central, a frente de uma gaveta, um cartaz claro, com a escrita em escuro e caixa alta: “MANUSEAR COM CUIDADO AS PLANTAS; CONSERVÁ-LAS NA ORDEM ALFABÉTICA”.  À frente das gavetas, na extremidade direita, em frente ao espaço vazado, uma escada metálica de abrir, posicionada lateralmente.

O ano de 1974 foi oficialmente declarado pelo Governo Federal como o “Ano da Educação Agrícola”. Dentro dessa filosofia o Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), através do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural realizava um importante trabalho no Setor de Comunicação Rural. O uso do rádio como veículo de comunicação rural na UFSM começou a ser adotado em 1971, com o, ainda acadêmico de Agronomia, Paulo Mucenecki que levou ao ar, na Rádio Santamariense, o programa Operação Osvaldo Aranha. Três anos depois o setor já contava com um acervo de 703 programas agrícolas educativos e 334 entrevistas radiofônicas. Esta atividade foi realizada pelo trabalho direto dos professores e alunos junto a agricultores, no sentido de levar tecnologia e, ao mesmo tempo, proporcionar ao aluno o conhecimento da realidade rural.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1974.042.0001.

Texto: Lidiane Castagna Gonçalves, acadêmica do 3° semestre do Curso de Desenho Industrial da UFSM.

Audiodescritora Roteirista: Aline do Prado Ferreira;

Audiodescritor Consultor: Cristian Evandro Sehnem;

Apoio: Cíntia Pasa Lopes.