Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 129 O Pavilhão de Máquinas Operatrizes em 1974



Audiodescrição da imagem: Fotografia vertical, em preto e branco, de uma máquina industrial com um grupo de seis pessoas em um lugar fechado. O equipamento ocupa todo lado esquerdo da imagem e se estende até uma parte do lado direito. É uma máquina industrial Union, feita de metal, constituída por um torno com caixa de engrenagens, placas, alavancas, botões de acionamento e cabeçotes. Das pessoas, cinco homens e uma mulher, todos de pele clara, cabelos escuros, curtos e volumosos, posicionados de corpo inteiro, no lado direito da imagem, de perfil para o lado esquerdo, levemente de costas e voltados para o equipamento. Vestem calças claras, compridas e largas, quatro dos homens usam jaquetas escuras, e um deles jaqueta clara; a mulher usa uma camisa xadrez e apenas um dos homens tem as botinas claras visíveis. Eles estão próximos um do outro e prestam atenção em um dos homens. Este, é o que usa botina, está mais perto da máquina e opera nela, enquanto os demais observam. Ao fundo duas paredes altas de tijolos claros se encontram e formam um canto, na parede da direita, quatro canos finos na vertical; na parte superior da imagem, o teto é de telha, vigas de concreto servem de apoio para as telhas, três cabos de ferro na horizontal, e em cada um deles uma lâmpada fluorescente, também na horizontal. O chão é de cimento batido. Audiodescritora Roteirista: Marya Eduarda Garcia de Oliveira Audiodescritora Consultora: Rubia Steffens

O Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) pode proporcionar através do Pavilhão de Máquinas Operatrizes, o ensino prático das várias disciplinas incluídas no currículo. As máquinas que fizeram parte do pavilhão foram entregues a universidade como doação do Ministério da Educação e Cultura que as recebeu como pagamento de exportações realizadas para a Alemanha e as distribuiu para algumas universidades brasileiras. Neste setor existiam 31 máquinas operatrizes que operavam em regime didático-industrial, existia o estudo e operação das máquinas por parte dos alunos da UFSM e no regime industrial as máquinas eram usadas, principalmente, para a indústria de máquinas agrícolas. O pavilhão levou a UFSM a participar do desenvolvimento industrial da região, e ainda auxiliar as atividades didáticas.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1974.120.011.

Texto: Lidiane Castagna Gonçalves, Acadêmica do 4° semestre do Curso de Desenho Industrial da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia vertical, em preto e branco, de uma máquina industrial com um grupo de seis pessoas em um lugar fechado. O equipamento ocupa todo lado esquerdo da imagem e se estende até uma parte do lado direito. É uma máquina industrial Union, feita de metal, constituída por um torno com caixa de engrenagens, placas, alavancas, botões de acionamento e cabeçotes. Das pessoas, cinco homens e uma mulher, todos de pele clara, cabelos escuros, curtos e volumosos, posicionados de corpo inteiro, no lado direito da imagem, de perfil para o lado esquerdo, levemente de costas e voltados para o equipamento. Vestem calças claras, compridas e largas, quatro dos homens usam jaquetas escuras, e um deles jaqueta clara; a mulher usa uma camisa xadrez e apenas um dos homens tem as botinas claras visíveis. Eles estão próximos um do outro e prestam atenção em um dos homens. Este, é o que usa botina, está mais perto da máquina e opera nela, enquanto os demais observam. Ao fundo duas paredes altas de tijolos claros se encontram e formam um canto, na parede da direita, quatro canos finos na vertical; na parte superior da imagem, o teto é de telha, vigas de concreto servem de apoio para as telhas, três cabos de ferro  na horizontal, e em cada um deles uma lâmpada fluorescente, também na horizontal. O chão é de cimento batido.

Audiodescritora Roteirista: Marya Eduarda Garcia de Oliveira

Audiodescritora Consultora: Rubia Steffens 

Artigo em Libras
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-1128

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes