Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 132 Inauguração da União Universitária em 1982

Em agosto de 1982 foi inaugurada a União Universitária, um clube universitário com sede no Campus da Universidade Federal de Santa Maria, com modernas instalações. Vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), sua finalidade era promover a aproximação da comunidade universitária, proporcionando aos corpos docente, discente e administrativo da UFSM um ambiente adequado para um convívio saudável e de lazer. O restaurante contava com 43 mesas, 230 cadeiras estofadas e 10 caixas de som.  A sala de atividades múltiplas possuía espaço para estudo, confraternização e descanso; na sala de jogos cinco mesas de xadrez, três de ping-pong; e na sala de áudio-visuais, televisão em cores, 100 cadeiras estofadas com braço e quatro caixas de som. Projetou-se também um completo serviço de telecomunicações – cabines telefônicas com DDD, para suprir uma carência existente no Campus.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1982.216.002.

Texto: Marcele Della Flora Cortes, acadêmica do 6°semestre do Curso de Arquivologia da UFSM.

Audiodescrição da Imagem: Fotografia horizontal em preto e branco de um prédio de concreto com dois andares e formato diferenciado, ao lado de um gramado. O ângulo da imagem é da vertical esquerda e mostra o prédio com o segundo andar, retangular e maior que o primeiro em comprimento, com a parte frontal suspensa por nove pilares de concreto e quadrados que forma uma varanda. O primeiro andar é claro, com quatro janelas de vidro quadriculado e rentes ao segundo andar. Três delas possuem aproximadamente um metro de altura e uma delas, a terceira da esquerda para a direita, é retangular na vertical e se estende do início até o fim da parede. Em frente à primeira janela, uma estátua escura sob um pedestal de tijolos claros no formato de um corpo sem braços e pernas. Na lateral do primeiro andar, duas aberturas de aproximadamente 2 metros de largura, interceptadas por um pilar fino, com parte em construção. A fachada do segundo andar possui tom claro em formato de trapézio virado, e no canto inferior direito está “UNIÃO UNIVERSITÁRIA”. A lateral possui nove janelas paralelas com 12 esquadrias de vidro cada, 6 em cima e 6 em baixo, do inicio ao fim do prédio. Ao lado das janelas, a continuação do formato quadrado do primeiro andar é posto como varanda, contornado por uma grade escura de aproximadamente um metro. A área do prédio é cercada de tijolos claros no piso. À frente do prédio há uma estrada de concreto, seguido de um gramado. Ao lado, a parede lateral de outro prédio. O céu é escuro e nublado.

Audiodescritora Roteirista: Paula Colpo Appolinário

Audiodescritor Consultor: Cristian Evandro Sehnem