Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 134 Centro Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão Rural em 1997



Fotografia horizontal e colorida de um homem sentado atrás de uma mesa, no interior de uma sala. O homem, na faixa etária de cinqüenta anos, está voltado levemente para a esquerda, tem cabelo e barba grisalhos, pele branca, olhos verdes, usa óculos de grau com armação redonda e marrom claro e tem a boca levemente aberta junto a um microfone; veste camisa branca com gravata dourada de tom escuro e jaqueta marrom escuro; tem o cotovelo direito apoiado sobre a mesa e a mão e os dedos unidos em posição de movimento, enquanto o braço esquerdo está deitado a frente do seu corpo, sobre a mesa. Em cima da mesa, que é branca e parcialmente visível, cinco objetos: ao centro, em frente ao homem, o microfone metálico, preso em um suporte de plástico preto; à direita, ao lado e embaixo da mão esquerda do homem, alguns papéis brancos; À esquerda, uma garrafa branca e fosca e um copo de vidro com um líquido transparente; e a frente, uma placa de mesa, horizontal, de cor azul-cobalto, na qual consta um desenho quadrado à esquerda, em amarelo, e ao lado um retângulo branco com a escrita “Valério Fuenzalida”. À esquerda do homem, junto à mesa, o encosto de uma cadeira de madeira, marrom escuro. E, ao fundo, uma parede branca com a parte esquerda e inferior de um quadro de vidro com as bordas de madeira, na cor amarelo claro.

O Centro Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão Rural (CIEPER) era responsável pela promoção de cursos e seminários para aprimoramento e avaliação de metodologias de comunicação e extensão rural e elaboração de projetos educativos que contribuíssem para a melhoria da qualidade de vida do produtor rural. Integrava o trabalho de duas instituições: a EMATER e a UFSM. As atividades eram desenvolvidas entre os técnicos da EMATER e professores, alunos e funcionários do Centro de Ciências Sociais e Humanas, Faculdade de Comunicação Social, do Centro de Ciências Rurais, Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural. Eram produzidos vídeos sobre a temática rural. Em 1997 promoveram o Seminário Comunicação em Campo: Faça Germinar o Futuro, Cultive essa Idéia, sendo um dos palestrantes o chileno Valério Fuenzalida.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1997.050.0001.

Texto: Cristina Strohschoen dos Santos, arquivista do Departamento de Arquivo Geral da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal e colorida de um homem sentado atrás de uma mesa, no interior de uma sala. O homem, na faixa etária de cinqüenta anos, está voltado levemente para a esquerda, tem cabelo e barba grisalhos, pele branca, olhos verdes, usa óculos de grau com armação redonda e marrom claro e tem a boca levemente aberta junto a um microfone; veste camisa branca com gravata dourada de tom escuro e jaqueta marrom escuro; tem o cotovelo direito apoiado sobre a mesa e a mão e os dedos unidos em posição de movimento, enquanto o braço esquerdo está deitado a frente do seu corpo, sobre a mesa. Em cima da mesa, que é branca e parcialmente visível, cinco objetos: ao centro, em frente ao homem, o microfone metálico, preso em um suporte de plástico preto; à direita, ao lado e embaixo da mão esquerda do homem, alguns papéis brancos; À esquerda, uma garrafa branca e fosca e um copo de vidro com um líquido transparente; e a frente, uma placa de mesa, horizontal, de cor azul-cobalto, na qual consta um desenho quadrado à esquerda, em amarelo, e ao lado um retângulo branco com a escrita “Valério Fuenzalida”. À esquerda do homem, junto à mesa, o encosto de uma cadeira de madeira, marrom escuro. E, ao fundo, uma parede branca com a parte esquerda e inferior de um quadro de vidro com as bordas de madeira, na cor amarelo claro.

Audiodescritora roteirista: Cintia Pasa Lopes

Audiodescritor consultor: Cristian Sehnem

Artigo em Libras
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-1133

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes