Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 141 Lançamento do Livro Cibernética Social em 1984



Audiodescrição do pôster: Pôster em formato retrato e fundo verde claro. Na lateral direita, linhas horizontais em tons amarelo, marrom e verde com detalhes de folhagens em marrom. No topo, em diagonal ascendente, em letras garrafais na cor marrom, alinhadas à esquerda, Retalhos da Memória e, abaixo, alinhado à direita, de Santa Maria. Abaixo a marca do Departamento de Arquivo Geral da UFSM. Ao centro, na maior parte do pôster, um retângulo de fundo branco com borda laranja e moldura texturizada na cor caramelo. Na metade superior do retângulo, centralizada, uma foto e abaixo o título do texto. Abaixo deles, o texto. Na parte inferior Arquivo Geral da UFSM. Ao centro, na maior parte do pôster, um retângulo de fundo branco com borda, os créditos. Sobrepostos ao canto inferior direito do pôster, um punhado de areia e uma ampulheta de madeira inclinada à direita, com a parte superior quase cheia. No rodapé, o número do artigo e o ano. Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal em preto e branco de duas pessoas sentadas junto a uma escrivaninha, em uma sala. A escrivaninha, retangular, de madeira e tom escuro, está ao centro da foto e em posição lateral; sobre ela há, ao meio, uma prancheta de madeira com papeis, um grampeador e uma pilha de papéis; enquanto à direita estão uma agenda, um gravador de fita-cassete e um microfone. A esquerda, está sentada uma mulher que escreve à caneta nos papéis da prancheta, com expressão risonha. A mulher está de perfil direito, com enquadramento da cintura para cima, e tem cabelo curto, ondulado e escuro e um relógio no pulso esquerdo. Ela veste uma blusa estampada de manga curta com um laço amarrado sobre o ombro. À direita, do outro lado da escrivaninha e à frente da mulher, um homem que segura um livro entre as duas mãos, cuja capa tem escrito “Cibernética Social”. O homem está sentado de perfil esquerdo, com enquadramento da cintura para cima, tem meia idade, cabelo curto, liso e claro e está sorrindo. Ele veste uma camiseta pólo com zíper aberto na altura do peito e um relógio no pulso esquerdo. Ao fundo uma parede clara e lisa, tendo a porta de entrada da sala ao centro, fechada, e um armário de duas portas, de madeira, escuro, à direita.

Em 1984 o professor de Pesquisa Educacional do Centro de Educação da UFSM, Waldemar de Gregori apresentou em sua obra A Cibernética Social os princípios da cibernética eletrônica que abrange as áreas de informática, automação, computadores e suas regulagens automáticas (feedback) e os aplica no meio social, abordando a teoria de sistemas sociais e a modificação do indivíduo e da sociedade como um conjunto sistêmico, contribuindo com uma série de inovações nos campos políticos, econômicos e religiosos. O processo de elaboração do livro durou cerca de 15 anos. Inspirado na obra de Nobert Wiener, Cibernética e Sociedade, Gregori teorizou os sistemas de regulagem através de experiências e cursos de noções básicas de Cibernética aplicados na Universidade.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1984.018.001.

Texto: Kátia Moreira, acadêmica do Curso de Jornalismo da UFSM

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal em preto e branco de duas pessoas sentadas junto a uma escrivaninha, em uma sala. A escrivaninha, retangular, de madeira e tom escuro, está ao centro da foto e em posição lateral; sobre ela há, ao meio, uma prancheta de madeira com papeis, um grampeador e uma pilha de papéis; enquanto à direita estão uma agenda, um gravador de fita-cassete e um microfone. A esquerda, está sentada uma mulher que escreve à caneta nos papéis da prancheta, com expressão risonha. A mulher está de perfil direito, com enquadramento da cintura para cima, e tem cabelo curto, ondulado e escuro e um relógio no pulso esquerdo. Ela veste uma blusa estampada de manga curta com um laço amarrado sobre o ombro. À direita, do outro lado da escrivaninha e à frente da mulher,  um homem que segura um livro entre as duas mãos, cuja capa tem escrito “Cibernética Social”. O homem está sentado de perfil esquerdo, com enquadramento da cintura para cima, tem meia idade, cabelo curto, liso e claro e está sorrindo. Ele veste uma camiseta pólo com zíper aberto na altura do peito e um relógio no pulso esquerdo. Ao fundo uma parede clara e lisa, tendo a porta de entrada da sala ao centro, fechada, e um armário de duas portas, de madeira, escuro, à direita.

Audiodescritora roteirista: Cristina Strohschoen dos Santos 

Audiodescritor consultor: Cristian Evandro Sehnem

Artigo em Libras
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-1140

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes