Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 147 Aula Prática com Coleção de Insetos do CCR em 1979



Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal, em preto e branco, de um grupo de pessoas reunidas ao redor de uma mesa, em ambiente interno. O grupo é formado por vinte e uma pessoas, a maioria homens e de pele clara. Dezesseis pessoas estão em pé e de frente para nós, enquadradas do quadril para cima, e outras cinco estão sentadas, enquadradas da cintura para cima. As pessoas tem faixa etária entre dezoito e trinta e cinco anos e vestem roupas casuais, como camisas, camisetas e calças. Um homem, sentado de costas para nós e o braço direito estendido sobre a mesa, segura um inseto. Mais dois rapazes e duas moças sentados ao redor da mesa. Uma das moças sentadas, está de frente para nós, com o cotovelo sobre a mesa e apoia a cabeça com a mão. À esquerda, em pé, um rapaz de perfil direito, está com a mão direita apoiada no encosto da cadeira do homem que segura o inseto. Todos olham atentos para o inseto na mão do homem. As cadeiras são de madeira escura. A mesa tem formato de meia-lua e é clara. Sobre ela, três caixas com borboletas dentro, dois microscópios e algumas pastas empilhadas. Ao fundo e à esquerda, um armário encostado em uma parede clara. O armário, de madeira clara tem portas de vidro, por onde se vê frascos e equipamentos. Audiodescritora Roteirista: Isabel Motta Audiodescritora Consultora: Fernanda Taschetto

As disciplinas de Entomologia Agrícola e Entomologia Florestal, respectivamente dos Cursos de Agronomia e Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) exigiam dois trabalhos práticos dos alunos: a entrega de uma coleção de larvas de insetos e a confecção e entrega de uma pequena coleção de insetos adultos. Estes exemplares eram usados em aulas práticas e alguns eram adicionados ao acervo da coleção do Departamento de Defesa Fito-Sanitária do Centro de Ciências Rurais (CCR). A origem do acervo entomológico data de 1963 com o prof. Solon Carvalho e em 1979 ele era formado por aproximadamente 25.000 insetos montados em alfinetes representando cerca de três mil espécies. Por ser uma coleção didática e de pesquisa, o acervo não ficava á disposição do público para visitação.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1979.273.003.

Texto: Cristina Strohschoen dos Santos, arquivista do Departamento de Arquivo Geral da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal, em preto e branco, de um grupo de pessoas reunidas ao redor de uma mesa, em ambiente interno. O grupo é formado por vinte e uma pessoas, a maioria homens e de pele clara. Dezesseis pessoas estão em pé e de frente para nós,  enquadradas do quadril para cima, e outras cinco estão sentadas, enquadradas da cintura para cima. As pessoas tem faixa etária entre dezoito e trinta e cinco anos e vestem roupas casuais, como camisas, camisetas e calças. Um homem, sentado de costas para nós e o braço direito estendido sobre a mesa, segura um inseto. Mais dois rapazes e duas moças  sentados ao redor da mesa. Uma das moças sentadas, está de frente para nós, com o cotovelo sobre a mesa e apoia a cabeça com a mão. À esquerda, em pé, um rapaz de perfil direito, está com a mão direita apoiada no encosto da cadeira do homem que segura o inseto. Todos olham atentos para o inseto na mão do homem. As cadeiras são de madeira escura. A mesa tem formato de meia-lua e é clara. Sobre ela, três caixas com borboletas dentro, dois microscópios e algumas pastas empilhadas. Ao fundo e à esquerda, um armário encostado em uma parede clara. O armário, de madeira clara tem portas de vidro, por onde se vê frascos e equipamentos. 

Audiodescritora Roteirista: Isabel Motta

Audiodescritora Consultora: Fernanda Taschetto

Artigo em Libras
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-1939

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes