Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 176 Cone Sul é Tema de Reunião da SBPC em 1988

Audiodescrição da imagem: Fotografia, horizontal, em preto e branco. Um homem sentado em um ambiente claro. Há duas cadeiras visíveis na esquerda e o homem está sentado na segunda cadeira. Ele tem pele clara, cabelo curto, liso, escuro, com entrada calvinística e bigode escuro. Tem rosto oval e faixa etária de 50 anos. Está com os cotovelos sobre a mesa, com as mãos fechadas. Veste terno e gravata escuros e uma camisa clara. A sua frente um microfone de mesa. A mesa é retangular, com toalha clara. Em cima tem um copo transparente vazio, algumas folhas de escrever claras, uma caneta escura e duas garrafas transparentes vazias. Ao fundo uma parede lisa, clara. No lado direito uma parede escura em diagonal para foto. A foto foi tirada em diagonal da mesa, com flash.

Aconteceu em outubro de 1988, a 6ª Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A abertura ocorreu no Itaimbé Palace Hotel e o tema central do encontro foi “Estratégias de Mudança e Integração no Cone Sul”, dividido em subtemas que abordaram assuntos como integração cultural, intercâmbio comercial, aproveitamento do solo, arqueologia e educação. Na sessão inaugural, o reitor em ofício no ano de 1988 da Universidade de Brasília (UnB), Cristovam Buarque, apresentou uma conferência sobre o tema “Estratégias da Universidade no Contexto da Política Nacional”. Desde maio do mesmo ano a Seccional de Santa Maria da SBPC e a Comissão de Pesquisa do Centro de Artes e Letras da UFSM vinham promovendo debates e reuniões sobre cultura e arte no Cone Sul.

Fotógrafo: Orozimbo Ramos Penna. Arquivo Fotográfico UFSM.1988.131.0002.

Texto: Eduardo Miranda de Souza, acadêmico do 2°semestre do Curso de Jornalismo da UFSM.

Audiodescritora Roteirista: Vitória Rodrigues;

Audiodescritora Consultora: Rubia Steffens.

Artigo em Libras