Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 182 Concurso Estudantil Sobre Antártica em 1996

Audiodescrição da imagem: Fotografia, horizontal e colorida, de quatro pessoas em pé em um ambiente interno.Na esquerda da imagem, um homem em pé, com faixa etária de 50 anos, tem pele branca, cabelo curto, liso e grisalho; veste terno preto, com camisa branca e gravata vermelha. Segura em suas mãos um porta documento de veludo; A fotografia está enquadrada da cintura para cima e o homem está de perfil esquerdo para a imagem. A sua frente, uma mulher com faixa etária de 25 anos, tem pele branca, cabelo liso, loiro e comprido. Usa óculos de armação fina de metal e lentes redondas; está com um vestido rosa, e segura a frente de seu corpo um diploma; Atrás, uma parede lisa e branca. Próximos a ela, dois homens em pé. A esquerda da imagem um homem com faixa etária de 50 anos, pele branca, cabelo curto, liso e grisalho. Ele veste terno cinza e gravata vermelha com detalhes pretos; está com as mãos em posição de aplauso. Ao seu lado outro homem, com faixa etária de 50 anos, pele clara, cabelo liso, preto e curto; Tem barba preta e usa óculos de lentes redondas e armação fina e escura. Atrás dos homens próximo a parede, ao lado esquerdo da imagem, um mastro com a bandeira do Brasil, a frente uma mesa de madeira com um microfone em cima.

O Concurso Estudantil sobre a Antártica que ocorreu em 1996 foi promovido pelo Ministério da Educação, Ministério da Marinha e coordenado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O concurso teve sua primeira seleção com mais de 5.450 trabalhos recebidos de todo o Brasil desde alunos da 7ª e 8ª série até o último ano do Ensino Médio. A seleção foi feita nas Faculdades Franciscanas (FAFRA) por um grupo de 30 professores, entre eles o professor Pedro Hélio Lutieri da UNESP, um dos brasileiros que mais tempo viveu no Continente Antártico até a época. A premiação dos alunos classificados em 1º, 2º e 3º lugar de cada grau de ensino foi uma viagem à Antártica, além de valores de 1200, 800 e 500 reais, respectivamente. A entrega da gratificação ocorreu em dezembro do mesmo ano em Brasília-DF pelo Presidente da República Fernando Henrique Cardoso e pelo Ministro da Educação Paulo Renato Souza.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1996.115.003.

Texto: Eduardo Miranda de Souza, acadêmico do 2°semestre do Curso de Jornalismo da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia, horizontal e colorida, de quatro pessoas em pé em um ambiente interno.Na esquerda da imagem, um homem em pé, com faixa etária de 50 anos, tem pele branca, cabelo curto, liso e grisalho; veste terno preto, com camisa branca e gravata vermelha. Segura em suas mãos um porta documento de veludo; A fotografia está enquadrada da cintura para cima e o homem está de perfil esquerdo para a imagem. A sua frente, uma mulher com faixa etária de 25 anos, tem pele branca, cabelo liso, loiro e comprido. Usa óculos de armação fina de metal e lentes redondas; está com um vestido rosa, e segura a frente de seu corpo um diploma; Atrás, uma parede lisa e branca. Próximos a ela, dois homens em pé. A esquerda da imagem um homem com faixa etária de 50 anos, pele branca, cabelo curto, liso e grisalho. Ele veste terno cinza e gravata vermelha com detalhes pretos; está com as mãos em posição de aplauso. Ao seu lado outro homem, com faixa etária de 50 anos, pele clara, cabelo liso, preto e curto; Tem barba preta e usa óculos de lentes redondas e armação fina e escura. Atrás dos homens próximo a parede, ao lado esquerdo da imagem, um mastro com a bandeira do Brasil, a frente uma mesa de madeira com um microfone em cima.

Audiodescritora Roteirista: Vitória Rodrigues.

Audiodescritora Consultora: Rubia Steffens.

Artigo em Libras