Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 191 Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão em 1987

Audiodescrição da imagem: Fotografia, horizontal, em preto e branco, de treze homens em pé. Doze homens estão de costas para a imagem, em formação de um círculo. Oito deles tem cabelos curtos, pretos e ondulados, vestem roupas claras. Os outros quatro homens são grisalhos, cabelos curtos, vestem roupas acinzentadas. Um dos homens de cabelos grisalhos, está em primeiro plano da imagem, enquadrado dos ombros para cima e usa um quepe. A frente desses homens tem uma parede com tijolos expostos, e no meio da parede, uma porta de vidro; na frente dela, o décimo terceiro homem, de cabelos volumosos, grisalhos, com bigode escuro, pele clara e terno escuro, olha para o público que está em círculo. Em suas mãos há um papel, e um microfone em um suporte à sua frente. Pelo vidro da porta é possível ver o outro lado do ambiente, que é interno e tem mais pessoas olhando para o homem que está com o microfone.

A 1ª Mostra Universitária de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENPEX) ocorreu em 1987 no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e foi concomitante a 20ª Exposição Feira Agropecuária de Santa Maria. Ocupou dois ginásios didáticos do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), sendo visitada por mais de 5.500 pessoas. Cada um dos centros da UFSM montou stands para apresentar um pouco do que estava sendo feito por eles em termos de ensino, pesquisa e extensão. O maior de todos os stands foi o do CEFD em que somente o aparelho para descobrir qual deveria ser a “medida ideal” de uma pessoa (desenvolvido pelo próprio centro) foi visitado por 1.046 pessoas, outro stand bastante visitado foi o do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) que mexeu com a vaidade do ser humano e atraiu mais de 500 visitantes para fazer fotografias por computador. Estavam presentes na abertura do evento o coordenador do mesmo, Floriano Monteiro e o Reitor Bennetti.

Fotógrafo: Orozimbo Ramos Penna. Arquivo Fotográfico UFSM.1987.099.001.

Texto: Eduardo Miranda de Souza, acadêmico do 3°semestre do Curso de Jornalismo da UFSM.

Audiodescritora roteirista: Vitória Rodrigues

Audiodescritora consultora: Rúbia Steffens