Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 192 Recreação no Centro de Educação Física em 1976

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal em preto e branco de um grupo de meninos, um homem e uma mulher em um ambiente fechado. São onze meninos de faixa etária entre sete e oito anos, dez deles têm pele clara e um tem pele escura, com cabelos escuros, alguns lisos e outros ondulados. Vestem uniformes esportivos, com camiseta clara de manga curta e short escuro ou vice-versa. À esquerda, uma balança mecânica clara, de ferro, com um menino em pé e de costas sobre ela. À esquerda da balança, o homem, enquadrado dos joelhos para cima, de costas, levemente voltado para a direita. Tem aproximadamente trinta e cinco anos, pele e cabelos claros. Veste camiseta e calça jeans claras. Está com a mão direita em direção à balança. À direita da balança, um menino sentado em uma cadeira de madeira escura. Está de perfil direito e segura um bastão de ferro claro. Em frente a ele, a mulher. Ela está sentada de frente para nós, mas com o rosto voltado para o menino. Tem aproximadamente vinte e oito anos, pele clara, cabelo liso, curto e escuro. Veste regata branca e calça escura com quatro listras claras na lateral da perna. Usa uma pulseira de metal no punho esquerdo e está com a mão direita levantada em direção ao menino. Ao fundo, entre o homem e a balança, vê-se um menino que pula e está enquadrado somente da cintura até os pés e usa meias e tênis escuros. Os outros meninos estão dispersos no ambiente. Riem e interagem entre si. Ao fundo, uma parede clara, com a metade inferior revestida de azulejos quadrados. Perpendicular a ela, divisórias feitas de tijolos aparentes pintados de cor clara, de aproximadamente um metro e meio de largura e um metro e meio de altura, limitam aproximadamente cinco box. O chão é de cimento claro. Audiodescritora Roteirista: Marya Eduarda Garcia de Oliveira Audiodescritora Consultora: Fernanda Taschetto

As escolinhas de natação, voleibol, basquetebol, handebol, ginástica e atletismo da Associação Santamariense de Apoio a Educação Física e Esportes (AESEFE) realizavam seleção de alunos no Centro de Educação Física (CEF) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), como visualizamos no registro fotográfico de 1976. Neste mesmo ano, o CEF encaminhou ao Reitor da UFSM um projeto para construção de um Parque de Recreação Infantil, projeto este elaborado por José Carlos Vieira, Diretor da Divisão de Atividades Esportivas do Centro. O parque iria propiciar recreação aos alunos das escolinhas da AESEFE e da escolinha de artes da Associação Artístico Cultural Santamariense (ASAC), bem como oportunizar aos filhos dos professores e funcionários usufruírem de um local para seus divertimentos. O Ministério da Educação e Cultura, por meio do Departamento de Educação Física e Desportos, já em 1965 havia disciplinado a destinação de verbas para instalação de parques de recreação, pois a recreação se enquadrava na própria filosofia de integração social do governo brasileiro.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1976.266.007.

Texto: Cristina Strohschoen dos Santos, arquivista do Departamento de Arquivo Geral

Audiodescritora Roteirista: Marya Eduarda Garcia de Oliveira

Audiodescritora Consultora: Fernanda Taschetto