Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

DAG divulga programação da 3ª Semana Nacional de Arquivos

Acontece em todo o Brasil, de 03 a 08 de junho de 2019, a 3ª Semana Nacional de Arquivos. A iniciativa é uma das ações previstas no Plano Setorial de Arquivos (2017-2027), elaborado pelo Colegiado Setorial de Arquivos do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) do Ministério da Cultura.

A data da Semana Nacional de Arquivos se refere à semana em que se comemora o Dia Internacional dos Arquivos – 9 de junho e esta é uma data estabelecida pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA) em homenagem aos arquivos, fazendo parte de um calendário internacional. Além disso, o ICA lança um tema diferente a cada ano para inspirar os eventos. O deste ano é Desenhando Arquivos.

O Departamento de Arquivo Geral da Universidade Federal de Santa Maria realizará várias atividades durante esta semana:

• Oficina Desenhando Arquivos na disciplina de Artes do 7º e 8º ano do ensino médio do Colégio Metodista Centenário
  • Gincana Fotográfica na disciplina de Educação Artística do 6º, 7º, 8º e 9º anos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Rafael Iop.
  • Caminhada com Inclusão na Exposição Memória na Pista – turma de alunos do Colégio Estadual de Ensino Fundamental e Médio Coronel Pilar
  • Simpósio Patrimônio Cultural e Patrimônio Documental:

– Palestra sobre patrimônio cultural, arquivos e pesquisa com Darlan de Mamann Marchi, Pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas.

– Palestra sobre comunicação, patrimônio cultural e turismo com Profa. Dra. Mônica Elisa Dias Pons, do Departamento de Turismo, do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria.

Arte e diagramação do flyer: Alexandre Campanholo Rodrigues