Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 196 Programa Antes que a Natureza Morra em 1995

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal e colorida, de um homem sentado atrás de uma mesa em um estúdio de som. À direita da foto, o homem sentado, enquadrado da barriga para cima e de perfil esquerdo. Tem aproximadamente quarenta anos, pele rosada, cabelo castanho escuro, barba grisalha. Veste uma camisa de mangas curtas, estampada nas cores azul claro, branco e cinza claro e usa um óculos de grau com armação quadrada azul escura. A mão esquerda está sobre um livro aberto na mesa e o braço direito está erguido com a mão fechada. Tem expressão irritada. A mesa, à esquerda da foto, é retangular e bege. Sobre ela, livros e folhas de papel com anotações, um suporte triangular com folhas de papel apoiadas e dois microfones em pedestais dourados. Próximo ao braço direito do homem, parte do encosto estofado e preto de uma cadeira e um pedestal de madeira bege. Ao fundo uma parede branca, com concavidades para isolamento acústico. Audiodescritora Roteirista: Marya Eduarda Garcia de Oliveira Audiodescritora Consultora: Fernanda Taschetto

O Programa Antes que a Natureza Morra foi ao ar na Radio Universidade 800 AM da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) de 1977 a 2003. Durante 26 anos foi coordenado pelo professor James Pizarro, à época docente do Departamento de Biologia da UFSM. O programa era referência para os ambientalistas gaúchos, pois foi o primeiro do Estado do Rio Grande do Sul focado em ecologia e meio ambiente. Foi considerado pelo Ministério de Educação e Cultura e pela RADIOBRAS como pioneiro no país no sentido de conscientizar ecologicamente o povo. Os nove programas gravados no ano de 1995 foram resgatados pelo Departamento de Arquivo Geral (DAG) da UFSM em meio a outras 293 fitas magnéticas de rolo em abril de 2015. Incorporadas ao acervo histórico da UFSM, foram digitalizadas pela ação do Projeto Preservação e Difusão de Memória Sonora no Acervo da Rádio Universidade da UFSM e disponibilizadas a pesquisa.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1995.059.003.

Texto: Cristina Strohschoen dos Santos, arquivista do Departamento de Arquivo Geral da UFSM

Audiodescritora Roteirista: Marya Eduarda Garcia de Oliveira

Audiodescritora Consultora: Fernanda Taschetto