Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

DAG no IV Seminário Aprendizagem no Ensino Superior, Acessibilidade e Ações Afirmativas

O Departamento de Arquivo Geral da Universidade Federal de Santa Maria esteve representado no IV Seminário Aprendizagem no Ensino Superior, Acessibilidade e Ações Afirmativas pela arquivista Cristina Strohschoen dos Santos. O seminário ocorreu dias 23 e 24 de maio, sendo promovido pela Coordenadoria de Ações Educacionais e Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria.

No dia 23, a palestra Aprendizagem Mediada por Tecnologias foi ministrada pelo Prof. Dr. Ronaldo Mota, tendo como mediadores Ms. Andrewes Pozeczek Koltermann da Fadisma e a Profª. Drª. Ana Claudia Pavão da UFSM.

Seguiram-se o Painel Acesso e percurso no Ensino Superior; a Mesa A Educação Superior no Brasil: desafios e inovações na gestão e o Painel Acessibilidade, tecnologias assistivas e Ações Afirmativas: aspectos práticos.

Na tarde de 24 de maio Cristina prestigiou as apresentações das comunicações de colegas da Comissão de Audiodescrição (CAD): Cíntia Pasa Lopes, bolsista do Núcleo de Acessibilidade da CAED e audiodescritora roteirista da CAD, com o tema Audiodescrição: Recurso de Acessibilidade e Desenvolvimento Científico, em co-autoria com Vitória Parodes Rodrigues e Cristian Evandro Sehnem; e de Rúbia Steffens, audiodescritora revisora da CAD, com o tema Ensino de Lógica de Programação para Cegos em co-autoria com Cristiano Bertolini, Sidnei Renato Silveira e Nara Martini Bigolin.

Fotografias: Tatiane Negrini e Cristina Strohschoen dos Santos