Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

3ª Semana Nacional de Arquivos – Oficina Desenhando Arquivos no Colégio Metodista Centenário

A primeira atividade do Departamento de Arquivo Geral na 3ª Semana Nacional de Arquivos foi a Oficina Desenhando Arquivos realizada com 60 alunos do 7º e 8º ano do ensino médio do Colégio Metodista Centenário de Santa Maria nos dias 30 e 31 de maio.

O objetivo da atividade foi realizar releitura de fotografias, sendo usadas as seguintes imagens do acervo fotográfico da UFSM:

UFSM.1971.204.002 –  Apresentação do pianista Miguel Proença no auditório do Colégio Metodista Centenário em 20 de agosto de 1971, patrocinado pelo Centro de Artes e Letras da UFSM. Fotógrafo: não identificado

UFSM.1972.118.001 – Palestra de Pedro Bernardo Müller para alunos da Zootecnia, no Colégio Metodista Centenário em maio de 1972, patrocinado pelo Centro de Artes e Letras da UFSM. Fotógrafo: não identificado

A professora da disciplina de Artes, Cirlene Ereno, desenvolveu com os alunos, nas aulas de 10 e 24 de maio, habilidades necessárias para a realização da atividade proposta pelo projeto. Os conteúdos desenvolvidos neste período foram: construção de formas e criação de planos e linhas, construção de espaços tridimensionais e bidimensionais, interpretação de imagens e criação de elementos geométricos buscando a composição formal. As atividades consistiam em analisar formas e imagens, reinterpretá-las buscando harmonia na organização espacial e formal.

Os desenhos dos centenaristas – releitura de fotografias do acervo arquivístico da UFSM – produziu uma exposição que está no hall da Reitoria. Dia 17 de junho os alunos-artistas farão a caminhada na Exposição Memória na Pista e apreciarão a exposição que produziram.

Um dos objetivos desta ação foi auxiliar a Jornalista da Assessoria de Comunicação e Marketing do Colégio Metodista Centenário Carina Batista Bohnert no objetivo de seu projeto de Mestrado em Patrimônio Cultural na UFSM: resgatar o acervo fotográfico do Colégio Centenário que queimou em 2007.

A atividade foi coordenada pela arquivista Cristina Strohschoen dos Santos e os bolsistas Danielle Godoy Espíndola, acadêmica de Arquivologia, Marcos Machado Paulo, acadêmico de Arquivologia e Katia Suelem Moreira, acadêmica de Filosofia.

Fotografias: Katia Moreira e Marcos Machado Paulo