Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

3ª Semana Nacional de Arquivos – Simpósio Patrimônio Cultural e Patrimônio Documental

A quarta atividade do Departamento de Arquivo Geral na 3ª Semana Nacional de Arquivos foi o Simpósio Patrimônio Cultural e Patrimônio Documental realizado na manhã de 06 de junho no Salão Imembui, prédio da Administração Central da Cidade Universitária.

Na abertura do evento o público presente apreciou a intervenção cultural de Ismael Neves, acadêmico do Curso de Música da UFSM e bolsista da Oficina de Canto e Técnica Vocal – Laboratório de Educação Musical do Centro de Educação da UFSM.

Logo após foi apresententado um fragmento do Espetáculo Som e Luz em Corpos, do Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA), do Curso de Dança Licenciatura da UFSM, com direção de Odailso Berté e coreografia de  Crystian Castro e Mônica Borba, tendo como dnaçarinos Crystian Castro, Samara Schmidt, Estela de Mesquita, Maria Clara Mariani, Naylana Ferreira, Luiza Barbosa, Valéria Fraga e Henrique Soares, Robson da Cruz e Jaqueline Molossi.

A primeira palestra sob o título Patrimônio Documental, Arquivos e Pesquisa, foi proferida pelo Professor Doutor Darlan de Mamann Marchi, do Programa de Pós-Graduação Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas.  Darlan é Graduado em História pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Campus Santo Ângelo (2007) e doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (2018), com período de doutorado sanduíche no exterior no Departamento de Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é professor substituto nos cursos de bacharelado em Conservação e Restauro e Museologia da Universidade Federal de Pelotas, onde também desenvolve estágio de pós-doutoramento com financiamento FAPERGS/CAPES no projeto “Patrimônios em lugares de sofrimento: os dilemas da transmissão”. Tem experiência com pesquisas que relacionam história, memória social, patrimônios mundiais, processos de patrimonialização e políticas públicas para o patrimônio cultural.

A segunda palestra, sob o título Comunicação Patrimônio Cultural e Turismo, foi proferida pela Professora Doutora Monica Elisa Pons, do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria. Monica é Graduada em Comunicação Social- Relações Públicas pela UFSM, Mestrado e Doutorado em Comunicação Social pela PUCRS, Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS. Professora do Departamento de Turismo e do Programa  de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural do CCSH-UFSM.

Estiveram presentes ao evento, além de José Carlos Segalla, Pró-Reitor de Administração; Luciano Schuch, Vice-Reitor da UFSM, Marta Zanella, Secretária de Município de Cultura, Esporte e Lazer, representando o Prefeito de Santa Maria; Flavi Ferreira Lisboa Filho, Pró-Reitor de Extensão; Marilice Daronco, da Coordenadoria de Comunicação e Marketing da Eny Calçados representando Guido Cechella Isaia e Carine Bohnert, da Assessoria de Comunicação e Marketing do Colégio Metodista Centenário representando o diretor Walter Chalegre da Silva.

Registramos também agradecimentos a Coordenadoria de Ações Educacionais e ao Núcleo de Educação e Desenvolvimento da Coordenadoria de Ingresso Mobilidade e Desenvolvimento da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas pelas doações para a lembrança aos palestrantes; assim como a Associação dos Arquivistas do Estado do Rio Grande do Sul (AARS) pelo patrocínio do coffe-break.

Fotografias: Eduardo Miranda de Souza