Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 201 Projeto Retalhos da Memória Comemora 4 Anos

Audiodescrição da imagem: Fotografia vertical e colorida de um monumento levemente enquadrado de baixo para cima, com aproximadamente dez metros de altura, formado por um losango e uma base triangular, ambos assimétricos, e revestido em mosaico de azulejos. O losango, na parte superior do monumento, tem aproximadamente sete metros de altura e três metros de largura. Tem o fundo em azulejos brancos e é contornado por azulejos pretos. Sobre o fundo branco, o desenho de três faces humanas estilizadas, formadas por diferentes traços feitos com azulejos pretos. Na parte superior do desenho, treze traços ondulados, espiralados e retos remetem a fios de cabelos. Abaixo, as faces, uma de perfil esquerdo, uma frontal e outra de perfil direito que são formadas por traços retos e curvos, na horizontal e vertical e alguns deles fazem parte tanto da face da esquerda quanto da frontal e da face frontal quanto da direita. Avanços pontiagudos enfatizam os vértices do losango. Em cada vértice, letras em metal cinza referentes às iniciais dos pontos cardeais. "N" no vértice superior, "O" no vértice lateral esquerdo, "L" no vértice lateral direito e "S" no vértice inferior. Uma parte do lado inferior esquerdo do losango está apoiado na base triangular. A base triangular é irregular e tem aproximadamente três metros de altura e um metro de largura. É formada por cinco triângulos diferentes, nas cores vermelho, verde, azul, amarelo e preto, separados por traços de azulejos brancos. A sigla "UFSM" em letras de metal cinza está fixada no triângulo preto na parte inferior da base triangular. O monumento se encontra no canteiro central de uma avenida. O canteiro é gramado, com algumas flores amarelas em frente ao monumento. Ao fundo, as pistas da avenida e calçadas de concreto. Em ambos os lados, árvores, sendo que na calçada esquerda tem um ponto de ônibus e na da direita, postes e pessoas. Céu azul com poucas nuvens.

Audiodescritora roteirista: Isabel Cristina Motta da Silva
Audiodescritora consultora: Fernanda Taschetto

O Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria: Difusão e Acessibilidade, registro PROPLAN n. 041963, iniciou em julho de 2015 e está comemorando quatro anos em 2019.

Produtos:

206 artigos redigidos

205 fotografias audiodescritas

186 vídeos em libras produzidos

258 personalidades abordadas nos textos

214 instituições abordadas nos textos

Pessoal envolvido:

16 discentes dos Cursos de Graduação em Arquivologia, História, Desenho Industrial e Jornalismo

03 Tradutores e Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais

13 Audiodescritores Roteiristas

04 Audiodescritores Revisores

07 servidores da UFSM

01 docente da UFSM

02 jornalistas do jornal Diário de Santa Maria

07 setores da UFSM envolvidos

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.2010.001.001.DAG.

Texto: Cristina Strohschoen dos Santos, arquivista do Departamento de Arquivo Geral

Imagem:

Para o artista Juan Amoretti A Bússola representa a orientação de uma universidade – uma orientadora de conhecimento, de quem vai em busca de algo desconhecido. Apoiada numa base com cinco cores, representando o continente, na parte de cima, ela tem vários rostos, que para o autor representa uma característica da Universidade. Ela tem vários olhos, vários narizes e uma boca, vários cabelos. O cabelo encaracolado é do negro, o meio ondulado é do mestiço e o reto é do índio.

Audiodescrição da imagem: Fotografia vertical e colorida de um monumento levemente enquadrado de baixo para cima, com aproximadamente dez metros de altura, formado por um losango e uma base triangular, ambos assimétricos, e revestido em mosaico de azulejos. O losango, na parte superior do monumento, tem aproximadamente sete metros de altura e três metros de largura. Tem o fundo em azulejos brancos e é contornado por azulejos pretos. Sobre o fundo branco, o desenho de três faces humanas estilizadas, formadas por diferentes traços feitos com azulejos pretos. Na parte superior do desenho, treze traços ondulados, espiralados e retos remetem a fios de cabelos. Abaixo, as faces, uma de perfil esquerdo, uma frontal e outra de perfil direito que são formadas por traços retos e curvos, na horizontal e vertical e alguns deles fazem parte tanto da face da esquerda quanto da frontal e da face frontal quanto da direita. Avanços pontiagudos enfatizam os vértices do losango. Em cada vértice, letras em metal cinza referentes às iniciais dos pontos cardeais. “N” no vértice superior, “O” no vértice lateral esquerdo, “L” no vértice lateral direito e “S” no vértice inferior. Uma parte do lado inferior esquerdo do losango está apoiado na base triangular. A base triangular é irregular e tem aproximadamente três metros de altura e um metro de largura. É formada por cinco triângulos diferentes, nas cores vermelho, verde, azul, amarelo e preto, separados por traços de azulejos brancos. A sigla “UFSM” em letras de metal cinza está fixada no triângulo preto na parte inferior da base triangular. O monumento se encontra no canteiro central de uma avenida. O canteiro é gramado, com algumas flores amarelas em frente ao monumento. Ao fundo, as pistas da avenida e calçadas de concreto. Em ambos os lados, árvores, sendo que na calçada esquerda tem um ponto de ônibus e na da direita, postes e pessoas. Céu azul com poucas nuvens.

Audiodescritora roteirista: Isabel Cristina Motta da Silva

Audiodescritora consultora: Fernanda Taschetto