Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 224 Departamento de Educação e Cultura em 1967

Em 1962, o advogado Otávio Duval Meyer de Barros foi designado pelo Reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para organizar e dirigir o Departamento de Educação e Cultura (DEC). Dois anos após, o DEC passou a ser dirigido pelo prof. Oscar Mombach (Irmão Gelásio), o qual dedicou-se com afinco no trato dos múltiplos assuntos do órgão. As atividades estavam relacionadas principalmente com a política estudantil e assistência aos alunos carentes, compreendendo também as duas Casas do Estudante. Além disso, a fiscalização do Restaurante Universitário, antes realizado pelo Departamento de Administração Central (DAC), e a concessão de bolsas alimentação. Houve inclusive uma comissão especial para análise minuciosa de históricos escolares quando a universidade recebeu do MEC a delegação para registro dos diplomas universitários da instituição e de faculdades particulares, anterior a criação do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA).

Fotógrafo: Rubens Gadêa. Arquivo Fotográfico UFSM.1967.005.001.

Texto: Miguel Damasceno, acadêmico do 7°semestre do Curso de Letras/Português – Licenciatura da UFSM.

Audiodescrição da imagem:

Fotografia vertical em preto e branco de um homem sentado atrás de uma escrivaninha, em uma sala. Ao centro da imagem, o homem de frente para nós, enquadrado do tórax para cima. Tem aproximadamente cinquenta anos, é magro, tem pele clara, cabelo liso, curto e escuro. Está de blazer, gravata de tons escuros e de camisa de tom claro. Usa um relógio escuro no pulso esquerdo. Está com a cabeça abaixada, a expressão séria e escreve com uma caneta em uma folha de papel sobre a escrivaninha. A escrivaninha é retangular, de madeira escura. Sobre ela, um bloco de anotações com uma caneta, uma campainha de mesa, um envelope carimbado e com contorno escuro, um livro de capa clara e pilhas de folhas de papel. Ao fundo, uma janela fechada, de estrutura de metal, com quatro vidros na vertical. Através dos vidros, o céu claro. Abaixo da janela, uma parede clara.

Audiodescritora Roteirista: Maila Moreira Corrêa

Audiodescritora Consultora: Fernanda Taschetto