Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

DAG no Festival de Cinema Estudantil – Cinema Para Todos



O Festival de Cinema Estudantil 2019 (CINEST) foi realizado de 14 a 18 de outubro no auditório João Miguel de Souza da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (CESMA). Este ano a programação incluiu o Seminário Cinema, Educação e Acessibilidade.

Dias 15 e 16 aconteceram a palestra e a oficina de Audiodescrição com Lívia Motta e dias 17 e 18 a oficina sobre roteiro de audiodescrição em filmes com Marilaine Castro da Costa.

Lívia Maria Vilela de Mello Motta é audiodescritora e formadora de audiodescritores desde 2004, com Mestrado e Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC de São Paulo. Foi responsável pela exibição da primeira peça e da primeira ópera com audiodescrição no Brasil. É diretora da empresa Ver Com Palavras Audiodescrição que presta serviços de audiodescrição para os mais diversos tipos de eventos, produtos audiovisuais e editoriais.

Marilaine Castro da Costa é graduada em Jornalismo pela UFSM, com especialização em Marketing pela FGV e mestrado em Comunicação Acessível pelo instituto Politécnico de Leiria – Portugal. É sócia da Accorde Filmes, onde atua como diretora, produtora e audiodescritora de longas-metragens e séries.

O evento foi promovido pela Empreendedora Cultura Mariângela Scheffer Cardoso.

Participaram das oficinas as arquivistas Geovana Gayer de Souza e Crisitna Strohschoen dos Santos e as acadêmicas Danielle Espíndola, Isabela Escandiel e Flavia Monteiro, respectivamente bolsistas do Projeto Rastros de Extensão, Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria e do arquivo fotográfico do Departamento de Arquivo Geral.

A programação completa do Cinest pode ser conferida no link https://www.cinest.org/evento.

Fotografias: Danielle Godoy Espíndola

Fotografia horizontal colorida de um grupo de 11 pessoas, em pé e 4 delas agachadas ao lado do banner do Seminário Educação Cinema Acessibilidade do Cinest

Fotografia horizontal colorida de cinco mulheres sorrindo ao lado do banner do Festival de Cinema Estudantil


Publicações Recentes