Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 216 Encontro de Debates Sobre o Ensino da Química em 1982

Audiodescritora Roteirista: Geovana Gayer
; Audiodescritora  Consultora: Rubia Steffens

Promovido pela Sociedade Brasileira de Química Regional Sul, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Centro de Ciências Naturais e Exatas e Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Maria o III Encontro de Debates sobre o Ensino da Química ocorreu nos dias 15 e 16 de outubro de 1982. Foram palestrantes: Roque Moraes da PUC RS, Luiz Carlos de Freitas e Luiz Roberto Pitombo da USP, Isaía Rew da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento de Ensino de Ciências (FUNBEC) e Attico Chassot da UFRGS. Foi realizada também a Mesa Redonda “Currículo Mínimo de Cursos de Química: Situação Atual e Perspectivas para o Futuro” com representantes do MEC, Conselho Federal de Educação e Conselho Federal de Química. Ademais, houve relato de experiências e apresentação de propostas para a melhoria do ensino experimental da Química, com participação de professores do 1º, 2º e 3º graus. No painel de encerramento “O Que é Educação Química?” falaram os professores Pitombo, Freitas e Chassot.

Fotógrafo: Rubens Gadêa. Arquivo Fotográfico UFSM.1982.301.001.

Texto: Miguel Damasceno, acadêmico do 7°semestre do Curso de Letras/Português – Licenciatura da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal, em preto e branco, ambiente fechado, ao centro um homem em pé, em frente a um microfone, ao seu redor quatro homens e uma mulher sentados, todos posicionados atrás de uma mesa. Ao centro da imagem, um senhor em pé, posicionado atrás de uma mesa retangular e cumprida, com um microfone fixado sobre a mesa a sua frente, enquadrado da cintura para cima, perfil direito levemente voltado para a esquerda, mãos apoiadas sobre a mesa, é calvo, cabelo ralo e liso, pele clara, usa óculos, veste terno escuro, por baixo camisa branca de gola fechada, e sobre ela um cardigan de botões e gola “V” profunda, em tom claro, gravata escura. A esquerda do homem, uma mulher e dois homens sentados, na ponta esquerda da mesa um senhor enquadrado do peito para cima, é calvo, cabelo escuro, usa óculos, nariz fino e cumprido, boca pequena, orelhas grandes, veste terno escuro, por baixo camisa branca de gola fechada, gravata escura, os antebraços estão sobre a mesa. A sua direita um homem enquadrado do peito para cima, tem cabelo cheio, escuro, com entradas na testa, usa óculos, veste terno claro, por baixo camisa branca de gola fechada, gravata clara, os antebraços estão sobre a mesa e as mãos estão cruzadas, olha para frente. A sua direita uma mulher sentada, tem cabelo volumoso escuro, usa óculos, veste roupa clara, está com a cabeça voltada para a direita. A sua direita o homem ao microfone, a direita dele um homem sentado, cabelo liso, escuro, com entradas na testa, bigode escuro, veste terno também escuro, por baixo camisa branca de gola fechada, gravata escura, olha para baixo em direção a mesa, tem os antebraços sobre a mesa. A sua direita um homem sentado em posição ereta, olha para frente, tem cabelo volumoso, escuro, olhos e boca pequenos, veste jaqueta escura, camisa de gola branca fechada, gravata escura. Na parte inferior da imagem, nove cadeiras universitárias, enfileiradas uma ao lado da outra, em duas filas, as cadeiras tem prancheta fixa, de madeira em fórmica, escuras, todas estão vazias, a frente das cadeiras uma mesa retangular cumprida, coberta por um arranjo de ramos e flores em toda a sua extensão, atrás da mesa as pessoas descritas. Ao fundo, parede branca, ao centro um quadro negro retangular, na parte inferior do quadro ao lado direito um apagador, na parte superior uma faixa extensa escrita em tons escuros e em letras de forma maiúsculas, na primeira linha, terceiro, em numeral, encontro de debates sobre o ensino, na segunda linha, de química, traço, quinze e dezesseis, em numeral, de outubro, abreviado, travessão, oitenta e dois, em numeral, traço UFSM, ponto. Ao redor do quadro negro, seis cartazes, todos iguais, fixados na parede, três do lado esquerdo, um bem acima e outros dois abaixo, os outros três do lado direito, na mesma disposição que os da esquerda. Os cartazes na vertical com fundo claro, letras em tom escuro, escrito terceiro, em numeral, encontro de debates sobre o ensino de química, na parte inferior do cartaz, quatro figuras de garrafas de ensaio em tom escuro.

Audiodescritora Roteirista: Geovana Gayer

Audiodescritora  Consultora: Rubia Steffens