Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 218 Campeonato de Futebol Sete na ABS em 1980

Em julho de 1980 a Coordenadoria de Esportes da Associação Beneficente dos Servidores da Universidade Federal de Santa Maria (ABS/UFSM) realizou a abertura do 1° Campeonato de Futebol Sete. O torneio, que reuniu equipes representando diversos setores de ensino e administração da universidade, realizou-se na Sede Campestre. O campeonato encerrou em outubro, totalizando 61 partidas. Na classificação geral ficaram em primeiro, segundo e terceiro lugares respectivamente, as equipes do Centro de Educação Física e Desportos, o Almoxarifado Central e a Imprensa Universitária. O servidor Ricardo Ries foi premiado com uma medalha como o atleta mais disciplinado do Campeonato. O intensificar de ações esportivas, sociais e recreativas da associação visava a integração entre os funcionários e o cumprimento dos destinos de uma associação de classe. No mesmo mês foi realizada a festa do Dia da Criança, com distribuição de brinquedos, doces e refrigerantes a mais de 400 crianças.

Fotógrafo: Antonio Chiapinotto. Arquivo Fotográfico UFSM.1980.332.004.

Texto: Miguel Damasceno, acadêmico do 7°semestre do Curso de Letras/Português – Licenciatura da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal, preta e branca, em sentido levemente diagonal da direita para a esquerda, de sete homens próximos à uma mesa em um ambiente interno. Todos estão em pé. Seis deles têm cabelos curtos e olhos escuros. Ao centro da imagem, um homem de frente, enquadrado dos joelhos para cima. Tem cerca de 50 anos, é alto e magro, tem pele clara, cabelos ondulados escuros e bigode. Está de camisa estampada clara, calça social e cinto escuro. Exibe uma medalha pendente em uma corrente que segura com as mãos, olha levemente para a direita , e sorri timidamente. À esquerda, três homens. O primeiro está somente com parte do lado esquerdo do corpo aparente. É magro, tem pele clara, cabelos lisos e escuros, barba e bigode fartos. Está de camiseta de gola pólo clara com uma listra escura na altura do peito. Apoia o antebraço esquerdo sobre o encosto de uma cadeira de estofamento escuro com listras verticais, e sorri. O segundo homem está de frente para nós, enquadrado da cintura para cima. Tem cerca de 40 anos, é baixo e magro, tem pele clara, cabelos lisos e escuros. Está de camiseta de gola pólo clara. As mãos estão apoiadas no encosto da cadeira. Usa uma aliança no dedo anelar esquerdo. Sorri. O próximo homem está levemente voltado para o homem com a medalha. Tem cerca de 60 anos, é alto e gordo, tem pele clara, cabelos ondulados escuros e bigode. Está de camisa clara com estampas de tons escuros e calça social escura. Usa óculos de grau de armação escura. Está com a cabeça baixa. À direita do homem com a medalha, mais três homens. O primeiro, está levemente voltado para a esquerda, enquadrado das coxas para cima. Tem aproximadamente quarenta anos, é baixo e magro, tem pele clara e cabelos ondulados. Está de camisa listrada clara, gravata estampada, uma calça social e cinto escuro. Está com os braços cruzados na altura do peito e observa com expressão séria a medalha. Em seguida, um homem levemente voltado para a esquerda, enquadrado das coxas para cima. Tem aproximadamente trinta anos, é baixo, magro, tem pele clara e cabelos lisos. Está de camisa xadrez escura com bolsos, calça social e cinto de tom escuro. Usa um relógio no pulso esquerdo. Sorri. Atrás dele, uma samambaia. O último homem , está somente com parte do lado direito aparente, enquadrado do quadril para cima. É magro. Está de camisa xadrez de manga curta, uma calça social clara e um cinto de tom escuro. No canto inferior direito, parte do tampo claro da mesa. Sobre ele, alguns papéis. Atrás dos homens uma divisória clara com vidros na parte superior. O teto é quadriculado e claro, com um suporte retangular com lâmpadas de led.

Audiodescritora Roteirista: Nicolie Puntel da Silva

Audiodescritora Consultora: Fernanda Taschetto