Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 222 Setor de Transporte e Oficina em 1993

Audiodescritora Roteirista: Gléce Coser
Audiodescritora Consultora: Rubia Steffens

O primeiro ônibus da frota, doado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1954, foi usado na Faculdade de Medicina. Em meados de 1961, após a doação de duas Kombis feita pela ASPES, passou a funcionar o Setor de Transporte e Oficina da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em seguida a Universidade comprou uma camioneta para o setor de obras. Em 1962 a instituição adquiriu os dois primeiros chassis para ônibus que receberam carrocerias e passaram a ser utilizados pelas Faculdades de Agronomia e Veterinária, para trabalhos de extensão. Conforme o crescimento da Universidade se viu necessário a compra de mais veículos e foram comprados mais cinco ônibus. Em 1965 a frota totalizava doze ônibus para transporte de passageiros. A oficina surgiu com o crescimento da frota, após ser analisada a necessidade de manutenção do Setor de Transporte. O primeiro chefe foi Eduardo Augusto Soares Filho. Em 1993, o microônibus passava por reforma.

Fotógrafo: Orozimbo Penna. Arquivo Fotográfico UFSM.1993.095.001.

Texto: Miguel Damasceno, acadêmico do 7°semestre do Curso de Letras/Português – Licenciatura da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia retangular, em preto e branco, ao centro, em destaque um micro ônibus estacionado lateralmente. O local é o setor de transportes da UFSM. O micro ônibus está estacionado lateralmente em um pátio largo, de paralelepípedos, em frente a uma construção. O veículo de cor clara, é antigo, com aproximadamente 4 metros de comprimento. A parte da frente é larga e o capô, mais escuro que a pintura do restante do veículo, é semelhante ao de uma camionete, se alongando a partir de dois para-brisas dianteiros. No alto há uma placa de identificação escrito UFSM em letras claras sobre um fundo escuro. No para-brisa da direita o quebra-sol está abaixado e o limpador levantado.  Na parte frontal do micro ônibus, há uma grade com 8 retângulos vazados ladeada por dois faróis. Abaixo da grade há dois faroletes centralizados e sob eles o para-choque com uma placa clara com a escrita em letras maiúsculas e escuras DC8712, centralizada. Os quatro pneus são de borracha escura com calotas de metal prata, sendo que os dois da frente estão ligeiramente voltados para a esquerda. Em cada lateral do capô, a frente, há preso um enfeite em forma de bastão com uma bola prateada em cima. Na lateral do micro ônibus há quatro janelas, a primeira, menor na cabine do motorista e as outras três na cabine dos passageiros.  Abaixo das janelas maiores a frase Prefeitura da Cidade Universitária está pintada em letras escuras e maiúsculas. Sob a frase, uma faixa larga de cor mais escura percorre toda a lateral da carroceria. No início desta faixa, abaixo da janela do motorista pintado em letras maiúsculas e distribuídas em 3 linhas a frase UFSM, GOVERNO FEDERAL, PODER EXECUTIVO. Uma faixa clara seguida de duas faixas mais escuras finaliza a pintura da lateral do veículo. No lado esquerdo da fotografia, paralelo ao veículo, um prédio de alvenaria, térreo, retangular, com 3 janelas com básculas em toda altura da parede. As janelas são de metal, as básculas de vidro, cada janela tem 12 básculas, sendo que na primeira duas delas estão abertas. Entre as janelas, uma porta, formada por uma estrutura de ferro tem 10 vidros e o espaço onde exibe uma abertura da porta. Em frente ao edifício, há uma estrutura de ferro à espera da cobertura. Um andaime está localizado à frente da parede esquerda ao lado da primeira janela. Em frente a porta, entre a construção e o veículo, há uma elevação como uma calçada. Nela, uma pequena bomba de combustível retangular com uma mangueira escura, está pintada em duas cores, clara em cima e escura embaixo e a letra A se destaca, pintada sobre o fundo escuro.

Audiodescritora Roteirista: Gléce Coser
Audiodescritora Consultora: Rubia Steffens