Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 227 Pesquisa sobre Fonologia da Língua Macuxi em 1977



A professora Neuza Martins Carson, do Departamento de Letras da UFSM, defendeu em 1977 nos Estados Unidos a tese de doutorado “Fonologia da Língua Macuxi”. Os primeiros dados da pesquisa foram coletados quando lecionava Linguística em Boa Vista, pelo convênio entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Território de Roraima. A língua Macuxi é da família das línguas Caribe – área de línguas indígenas da América do Sul, usadas para a comunicação de 10 mil falantes no norte do Brasil, em Roraima e também nas Guinas, Venezuela e Colômbia. A estadia e passagem foram patrocinadas pelo governo do Território de Roraima, locomoção da capital para o interior – pesquisas de campo nas aldeias macuxi pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e o material de consumo pela Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa da UFSM.  Os índios macuxis são em sua maioria civilizados, alguns até fazendeiros de porte, como Abel Raposo, um dos informantes do trabalho de campo da tese.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1977.025.001 e 1977.023.001.

Texto: Cristina Strohschoen dos Santos, arquivista do Departamento de Arquivo Geral da UFSM

Audiodescrição da imagem: Imagem 1: Fotografia retangular, horizontal, em preto e branco de um grupo de quatro pessoas em um ambiente interno. São três homens e uma mulher, todos indígenas, de cabelos e pele escura e estão sentados no chão. À esquerda da fotografia a mulher e dois homens sentados próximos. Mais próxima a nós, a mulher. Ela está enquadrada da cabeça à cintura e de perfil direito, é idosa e tem os cabelos na altura dos ombros. Está com uma blusa clara. A cabeça está levemente abaixada e enrola um cigarro de palha. Ao lado, um pouco mais ao fundo, um homem, também de perfil direito e com o corpo parcialmente coberto pela mulher. Ele tem aproximadamente 30 anos, cabelos curtos. Está com uma camisa clara de mangas curtas. Uma das mãos está próxima à boca.  O outro homem está de frente para nós, sentado sobre algo com as pernas afastadas. É idoso, tem cabelos volumosos na altura do pescoço e bigode farto e grisalho. Está de camisa escura de mangas longas, calça clara e chinelos de dedo. Segura um papel e sorri para o homem de 30 anos. Em frente a ele, no chão, um prato claro com restos de comida. À direita da imagem, em frente a eles, outro homem. Está de perfil esquerdo. Tem aproximadamente vinte anos. Os cabelos são raspados nas laterais. Está de camiseta clara e bermuda escura. Tem um cigarro entre os lábios e uma das mãos está próxima à boca. Em frente a ele, no chão, um prato claro. Olha para a mulher. Entre as pessoas, uma panela escura e mais um prato claro no chão. Ao fundo, uma parede, com troncos de madeira encostados em pé e um vão de uma porta. A parede e o chão são escuros, de cimento.

Imagem 2: Fotografia retangular, horizontal, em preto e branco de uma mulher em um ambiente interno. Ela está enquadrada da cabeça ao tórax, levemente de perfil esquerdo. Tem aproximadamente 35 anos, é branca, tem cabelos ondulados, curtos e escuros e olhos claros. Está com uma blusa clara com estampa de folhas grandes escuras, com um detalhe na altura do peito, feito por uma fita pendente do mesmo tecido da blusa, sobreposta por uma corrente com dois corações pequenos de metal. Ela sorri. Ao fundo, persianas horizontais, claras, fechadas.

Audiodescritora Roteirista: Gléce Cóser

Audiodescritora Consultora: Rubia Steffens

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-3208

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes