Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 228 III Encontro Estadual de Grupos PET em 1995

Criado em 1979 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) o Programa Especial de Treinamento, hoje denominado Programa de Educação Tutorial chegou à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 1992. Os primeiros cursos com participação no programa foram os de Química Industrial, Agronomia, Biologia, Comunicação Social, Física e Matemática. O programa busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente as necessidades do próprio curso de graduação e ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. Em 1992, ocorreu o 1º Encontro Estadual de Grupos Pet (ENESPET) sediado em Rio Grande, com representação dos seis grupos PETs da UFSM da época. Em 1995, esse mesmo encontro foi realizado em Santa Maria organizado pelos grupos PETs da UFSM.

Fotógrafo: Jair Alan Côrtes Siqueira. Arquivo Fotográfico UFSM.1995.074.002.

Texto: Miguel Damasceno, acadêmico do 7°semestre do Curso de Letras/Português – Licenciatura da UFSM.

Audiodescrição da Imagem: Fotografia retangular, horizontal em preto e branco do ex-reitor Felipe Muller sentado à uma mesa. Ele está centralizado e de frente para nós, sentado atrás da mesa. Tem aproximadamente trinta anos, é branco, tem pele clara, é magro, tem cabelos curtos e escuros. Está de camisa clara de mangas curtas e usa óculos de grau com armação escura. Os braços estão à frente apoiados na mesa, larga e pouco profunda, de tampo escuro. Fala em um microfone em um pedestal sobre a mesa. Segura o pedestal com uma das mãos. Ainda sobre a mesa, um copo transparente, uma garrafa escura e alguns papéis espalhados. Na frente da mesa, presos à ela, três cartazes iguais, retangulares, horizontais e de fundo claro. Na parte esquerda e superior do cartaz, um retângulo horizontal escuro com o número três em algarismos romanos e a sigla “enespet” em letras minúsculas claras. Ao lado, em letras escuras, “Encontro Estadual de Grupos PET. Abaixo a frase “A política de formação de recursos humanos”.” Atrás do ex-reitor, o encosto de uma cadeira, alto e escuro. Ao fundo, parede clara.

Audiodescritora Roteirista: Gléce Cóser

Audiodescritora Consultora: Rubia Steffens