Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 232 Movimento Brasileiro de Alfabetização em 1973

Implementado no Brasil a partir de 1967, o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) propunha a alfabetização de jovens e adultos. A metodologia utilizada pelo programa baseava-se em desenvolver nos alunos as habilidades de leitura, escrita e contagem, visando facilitar a resolução de problemas diários individuais e da comunidade. Entre 1970 e 1973, 4,9 milhões de adolescentes e adultos aprenderam a ler e a escrever nos cursos do MOBRAL. Findado em 1985 por conta da recessão econômica iniciada em 1980, o movimento foi substituído pelo Projeto Fundação Educar, que tinha como especialidade a educação básica não formal a aqueles que não tiveram acesso às escolas ou delas foram excluídos prematuramente e foi extinto em 1990. Nesse mesmo ano surge o Plano Nacional de Alfabetização e Cidadania (PNAC), tendo duração de apenas um ano. Logo após surgiu o projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em funcionamento até dos dias de hoje.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1973.136.012 e 1973.136.002.

Texto: Miguel Damasceno, acadêmico do 7°semestre do Curso de Letras/Português – Licenciatura da UFSM.

Audiodescrição da segunda fotografia: Fotografia vertical preta e branca, de pessoas sentadas junto a mesas em um ambiente interno. São cinco pessoas e três mesas. Todos estão de perfil direito para nós e com as cabeças abaixadas. Na primeira mesa, à esquerda e à frente na imagem, um homem. Tem aproximadamente quarenta anos, é magro, tem pele clara, cabelos curtos, volumosos e escuros, nariz avantajado, lábios finos, esboçando um leve sorriso. Está com uma jaqueta escura. Está com as mãos em um livro aberto sobre a mesa, onde ainda há mais dois livros fechados. As quatro outras pessoas estão desfocadas na imagem. À direita e mais ao fundo, uma mulher e um homem estão sentados em outra mesa. A mulher tem cerca de cinquenta e cinco anos, pele clara e cabelos escuros. Usa uma bandana clara amarrada na cabeça e óculos de grau. Está de blusa de tom escuro.  As mãos estão sobre um livro aberto na mesa. O homem tem cerca de cinquenta e cinco anos, pele clara e cabelos curtos, volumosos e escuros. Está de jaqueta e camiseta claras. As mãos estão sobre a mesa, e uma delas segura a página de um livro que está em frente à ele. Vê-se as pernas deles abaixo da mesa. Atrás desta mesa, outra com mais duas pessoas. Um rapaz com a idade entre quarenta e cinco anos, pele clara, cabelos curtos, volumosos e escuros. Está de casaco de tom escuro e uma blusa de tom claro com gola “V”. A mão direita está sobre a mesa. A última pessoa está parcialmente encoberta pela mulher da mesa anterior. Tem cabelos curtos e escuros. Está de roupa escura. Ao fundo e à direita, o encontro de duas paredes de madeira claras. Na parede esquerda, uma janela de madeira fechada.

Audiodescritora Roteirista: Karine Vaz Pilla

Audiodescritora Consultora: Fernanda Taschetto