Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 233 Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão em 1992

O VI Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas foi promovido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) de 21 a 25 de abril de 1992 no Itaimbé Palace Hotel, na gestão de Tabajara Gaúcho da Costa e João Luiz de Oliveira Roth como reitor e vice. O objetivo do evento era aprofundar e debater o tema Universidade e Cultura por meio da participação de docentes, discentes e técnicos administrativos das instituições de ensino superior do Brasil e viabilizar através de um processo educativo, cultural e científico a relação transformadora entre a universidade e a sociedade. Sete grupo temáticos de trabalho debateram sobre cinema, vídeo e TV; patrimônio cultural; artes plásticas; editoração; práticas esportivas; criação literária e música. Uma das conferências foi “A Crise da Cultura e o Papel da Universidade” proferida pelo Embaixador Sérgio Paulo Rouanet, Secretário Nacional de Cultura, tendo como debatedores a professora de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal de Brasília, Barbara Freitag de Brasília e a Diretora do Senesu, Eunice Durhan.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1992.143.004.

Texto: Cristina Strohschoen dos Santos, arquivista do Departamento de Arquivo Geral da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia retangular, horizontal, colorida, de quatro pessoas à uma mesa, em frente a um palco. A mesa está na diagonal da imagem, da direita para a esquerda, coberta por uma longa toalha bege. Atrás da mesa, três homens e uma mulher estão sentados. Mais próximo a nós, um homem. Ele tem cerca de cinquenta anos, é branco, parcialmente calvo, tem cabelos castanhos claros e um bigode bem aparado. Está de blazer cinza escuro, camisa branca com listras finas cinzas e gravata estampada com fundo bordô. Usa um relógio com pulseira marrom e óculos de armação escura. Segura uma caneta e olha para um homem sentado ao lado. Em frente a ele, sobre a mesa, uma folha de papel, um copo e uma garrafa de vidro. O homem ao lado, está centralizado na imagem. Tem aproximadamente cinquenta anos, é branco, tem cabelos curtos e brancos. Está de blazer cinza, uma camisa branca e uma gravata com listras em tons de cinza. Usa um relógio com pulseira metálica prateada e óculos de armação grande e escura. Os braços estão sobre a mesa, segura uma caneta e fala em um microfone com cabo cinza em um pedestal preto. Está sentado em uma cadeira com encosto marrom claro. Ao lado, a mulher. Ela tem cerca de quarenta anos, é branca, tem cabelos castanhos claros na altura dos ombros e olhos escuros. Está de blusa branca de mangas compridas e um lenço estampado em tons de vermelho amarrado no pescoço. Olha atenta para o homem que fala ao microfone. Em frente a ela, sobre a mesa, uma pasta aberta com folhas de papel, um óculos de armação marrom e um copo com água. À esquerda e mais ao fundo, o último homem. Ele tem aproximadamente cinquenta anos, é branco, com cabelos curtos e escuros, parcialmente calvo. Está de jaqueta de mangas longas jeans escura e camisa branca com listras finas azuis. Usa um relógio com pulseira metálica dourada. Está com a postura curvada e os braços apoiados sobre a mesa. Em frente a ele, sobre a mesa, uma pasta com revistas e papéis, uma garrafa de vidro e um copo. Atrás da mesa, o palco, elevado e de madeira escura. Ao centro do palco, no chão, uma placa apoiada por cantoneiras em forma de “l”. A placa é retangular, branca, com a inscrição em letras pretas “Sexto Encontro Nacional do Fórum de Pró Reitores de Extensão das Universidades Públicas – UFSM”, com algumas palavras parcialmente ilegíveis. À esquerda, no palco, duas caixas de som de madeira escura uma sobre a outra. O fundo do palco tem uma cortina vermelha. A esquerda e ao fundo, próximo ao final da mesa, parte de uma parede branca.

Audiodescritora Roteirista: Gléce Cóser

Audiodescritora Consultora: Rubia Steffens