Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

DAG Recolhe Arquivos Sonoros – Programas da Rádio Universidade 800 AM produzidos pelo Curso de Comunicação Social

Em meados de 2019 foram recolhidos, do Departamento de Ciências da Comunicação do Centro de Ciências Sociais e Humanas ao acervo histórico da Universidade Federal de Santa Maria, programas radiofônicos que foram produzidos e apresentados na Rádio Universidade 800 AM por alunos – a partir do 6º semestre, da disciplina de Radiojornalismo do Curso de Comunicação Social. Os programas foram produzidos por meio do Projeto Rádio Escola, criado em 1994 pelos professores de Comunicação Social Paulo Roberto Araújo e Ada Machado da Silveira e pela jornalista e então Diretora da Rádio Universidade 800 AM Áurea Evelise Fonseca.

O professor Araújo coordenou também de 1998 a 2009 o Projeto Audioteca, projeto de extensão que visava disponibilizar a comunidade o acervo de fitas radiofônicas do Curso de Comunicação Social, de onde foram resgatados alguns índices.

Foram recolhidas 764 fitas cassete dos anos de 1991 a 2005: 464 do Programa Rádio Ativo, 62 do  Programa Repórter do Campus, 55 do Programa Na Boca do Monte, 44 do Programa Diálogos Possíveis e 139 dos Programas Um para Cá Quatro para Lá, Ciência no Ar, Culturália, De Perto Ninguém é Normal, Educação em Sintonia, Filó Radiofônico, Letra por Letra, Palavra Falada, Polêmica, Rádio Escola, e Verso e Reverso.

Em um trabalho conjunto entre o Departamento de Arquivo Geral e a Rádio Universidade, o diretor da Rádio Marcelo Franceschi e a arquivista Cristina Strohschoen dos Santos iniciaram as tratativas para o projeto de digitalização deste acervo sonoro de fitas cassete.

Concomitante a esta ação foram digitalizados trabalhos acadêmicos que abordam a história da rádio da universidade, onde estão disponíveis para pesquisa.

Fotografias: Cristina Strohschoen dos Santos e Miéli Antunes Nogueira