Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Aniversário de 5 Anos – Difusão do Acervo Fotográfico da UFSM e Acessibilidade em Retalhos

No ano em que a Universidade Federal de Santa Maria comemora seus 60 anos, o Projeto Retalhos da Memória de Santa MariaDifusão e Acessibilidade comemora cinco anos de atividades – em 05 de julho de 2020. O projeto foi criado para promover a difusão da memória fotográfica institucional com o objetivo de consolidar a importância do arquivo fotográfico da UFSM para a história da cidade de Santa Maria.

Durante todo período manteve postagens semanais (às terças-feiras) no link do projeto – ufsm.br/dag/projetoretalhos, foi enviado para uma mailing list e publicado na Seção Memória no Jornal Diário de Santa Maria.

Coordenado pela arquivista Cristina Strohschoen dos Santos, acadêmicos de cursos de graduação da UFSM selecionaram imagens do acervo e produziram artigos pesquisando em fontes documentais primárias do acervo histórico da UFSM custodiado pela Divisão de Arquivo Permanente do DAG/UFSM. Além disso, foram produzidos recursos de acessibilidade em parceria com o Núcleo de Acessibilidade da Coordenadoria de Assuntos Educacionais da UFSM: audiodescrição das fotografias e tradução dos artigos para libras com edição dos vídeos pelo Núcleo de Tecnologia Educacional.

Como produtos deste projeto de extensão do DAG num período de sessenta meses, podemos citar: 239 artigos sobre acontecimentos da cidade de Santa Maria e de UFSM redigidos, 247 fotografias divulgadas, mais de 260 personalidades citadas, mais de 220 instituições abordadas nos textos, 217 fotografias audiodescritas, 186 vídeos em libras produzidos.

Durante o período dos cinco anos participaram da produção do projeto dezoito acadêmicos dos Cursos de Graduação em Arquivologia, História, Desenho Industrial, Jornalismo, Comunicação Social – Produção Editorial e Letras; um professor da área da Educação; sete servidores da universidade e dois profissionais da comunidade externa; treze Audiodescritores Roteiristas e quatro Audiodescritores Revisores; três Tradutores e Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais do Núcleo de Acessibilidade da Coordenadoria de Ações Educaiconais; dois jornalistas do Diário de Santa Maria e estiveram envolvidos sete setores da UFSM.

Cabe aqui um agradecimento muito especial a todos os VOLUNTÁRIOS participantes deste projeto. A ação de vocês todos é fundamental para o sucesso desta ação de difusão arquivística da memória institucional desta instituição de ensino superior.

Veja o nome dos participantes.

Fotografias: Marcos Machado Paulo e Daiane Pradebon