Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Arquivo Fotográfico UFSM – DAG Colabora com o Projeto “Inventários Fotográficos e Preservação Digital de Coleções Antropológicas na Paraíba e no Rio Grande do Sul”

Foi lançado em 01 de setembro o primeiro podcast do projeto “Inventários Fotográficos e Preservação Digital de Coleções Antropológicas na Paraíba e no Rio Grande do Sul”. Neste primeiro encontro foi convidada Cristina Strohschoen dos Santos, Mestre em Patrimônio Cultural e arquivista do Departamento de Arquivo Geral da Universidade Federal de Santa Maria e o episódio traz contribuições sobre processos de arquivamento, catalogação e preservação digital de acervos fotográficos universitários. Este é o primeiro episódio da minitemporada do “PAVI Cast”, de um total de três episódios e nos podcasts são abordados diferentes temas de interesse do projeto, como pesquisa com imagens fotográficas e audiovisuais.

O projeto tem por horizonte temático a inventariança e a preservação de acervos fotográficos digitais de interesse antropológico a partir da apresentação e abordagem de algumas práticas da Antropologia Visual e da Imagem, com ênfase na experiência dos núcleos de pesquisa mantidos por duas universidades federais situadas, na Paraíba e no Rio Grande do Sul, respectivamente, grupo de pesquisa Antropologia Visual, Artes, Etnografias e Documentários (AVAEDOC/UFPB) e o Núcleo de Antropologia Visual (NAVISUAL/UFRGS). As imagens contidas nestes núcleos de pesquisa, são expressões da diversidade cultural brasileira, da introdução e dos primeiros registros fotográficos e da consolidação da fotografia nesses contextos.

Sob coordenação de Yuri Schönardie Rapkiewicz e José Muniz Falcão Neto, o projeto foi contemplado no Edital Bolsa Funarte de Estímulo à Conservação Fotográfica Solange Zúñiga – 2020.

Realização do Coletivo de pesquisadores(as) em Antropologia Visual e da Imagem (PAVI), locução de Layza Ariane Alves Bandeira, edição de Caio Nobre, apoio de  AVAEDOC/Arandu – UFPB, NAVISUAL – UFRGS.

Ouça o podcast no Spotify

Leia mais sobre o Coletivo de Pesquisadores(as) em Antropologia Visual e da Imagem – PAVI