Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Lançamento de Catálogos de Murais e Esculturas da UFSM

Em 09 de dezembro foi realizada, no acervo artístico da UFSM, a solenidade de lançamento do “Catálogo Murais da UFSM: 1971-2021”, organizado pela arquivista Cristina Strohschoen dos Santos, e do “Catálogo de Esculturas da UFSM: Campus de Santa Maria”, organizado pela arquivista Flávia Simone Botega Jappe e pelo professor José Francisco Goulart.

Participaram da cerimônia o professor Flavi Ferreira Lisboa Filho, Pró-Reitor de Extensão e Vera Lucia Portinho Vianna, professora e coordenadora de Cultura e Arte.

O objetivo das publicações é trazer ao conhecimento do público o acervo artístico da UFSM, além de perpetuar a história destas obras artísticas.

O Catálogo Murais é fruto da Exposição Murais da UFSM produzida em outubro de 2018 também sob curadoria de Cristina, na qual foram exibidos 21 murais da Universidade, pintados de 1971 a 2018. A partir desta exposição, foi realizada extensa pesquisa no acervo de negativos fotográficos, no acervo documental e bibliográfico da universidade chegando-se a um total de 33 murais. Foi estabelecida uma linha de tempo com o primeiro mural pintado em 1971, na inauguração do Planetário UFSM, mais oito na década de 70, um na década de 80, seis na década de 90, 15 a partir dos anos 2000 e dois murais com data desconhecida, além de elaboradas as biografias dos 36 muralistas.

O Catálogo de Esculturas registra informações sobre cada obra – autores, características técnicas e localização, esculturas públicas estas expostas ao ar livre, no campus sede da UFSM. O trabalho de pesquisa surgiu por meio da preocupação com a possibilidade de se perder o contexto de produção e as informações básicas das obras, como produto do Mestrado em Patrimônio Cultural da UFSM, unindo duas Graduações – Artes Visuais e Arquivologia.

Assista a live de lançamento no canal do Youtube da PRE.

Fotografias: Rafael Happke e Reges Diniz