Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

DAG Colabora no IX Congresso Nacional de Arquivologia



A nona edição do Congresso Nacional de Arquivologia (CNA) promovida pelo Fórum Nacional das Associações de Arquivologia do Brasil (FNArq)  e pela Associação de Arquivistas do Estado de Santa Catarina (AAESC) aconteceu em Florianópolis, Santa Catarina, de 02 a 06 de maio.

O Departamento de Arquivo Geral (DAG) colaborou em dois eventos paralelos, além de apresentação de comunicação de projeto de extensão realizado na Orquestra Sinfônica de Santa Maria.

A arquivista Cristina Strohschoen dos Santos realizou mediação do “Painel Acervos dos Segmentos Culturais e a Transversalidade dos Arquivos” no III Seminário Arquivo e Cultura, realizado na manhã de 04 de maio. As organizadoras do  seminário foram Heloísa Esser dos Reis, da Universidade Federal de Goiás e Rita de Cássia São Paio de Azeredo Esteves da Universidade Federal da Paraíba. Os palestrantes do painel foram: Ivana Severino, Doutoranda em Ciência da Informação do PPGCI/UFBA sobre o Memorial da Escola de Dança da UFBA: arquivos pessoais x institucionais; Cristiano Cavalheiro Lutz, Arquivista da Universidade Federal de Santa Catarina sobre Fortaleza de São José da Ponta Grossa: Apontamentos sobre Descrição Arquivística de Plantas Arquitetônicas; Charlley Luz, Professor no Curso de pós-graduação em Gestão Arquivística da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo sobre Partitura Musical como documento: uma análise do ciclo de vida arquivístico; e Mabel Mota, Professora do Departamento de Fundamentos e Processos Informacionais do Instituto de Ciência da Informação da UFBA (representada pelo Professor José Roberto Severino do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade Faculdade de Comunicação da UFBA) sobre Informação e Memória: o acervo da Associação Nacional de Ação Indigenista (ANAI) e as lutas dos povos indígenas da Bahia.

Nas moções aprovadas pelo CNA, o III Seminário Arquivo e Cultura reivindicou a homologação dos acervos declarados de interesse público e social que já foram avaliados pelo CONARQ; propôs a criação de cursos de Arquivologia em estados da federação que ainda não contam com tal oferta; propôs a inserção de políticas culturais e arquivísticas nos programas dos candidatos ao Governo Federal; propôs que o Plano Nacional de Cultura destine verbas para a preservação de acervos de entidades e movimentos sociais; propôs a inclusão da cultura na formação dos alunos de Arquivologia e; propôs o resgate do Plano Nacional de Cultura no âmbito do Conselho Nacional de Políticas Culturais. (Fonte: edição 178 da Giro da Arquivo de maio/2022)

Na Oficina “Acesso, Avaliação e Difusão das Informações Arquivísticas para Pessoas com Deficiência” coordenado por Daniela Francescutti Martins Hott, arquivista e Chefe de Serviço de Inclusão Social da Coordenação de Acessibilidade da Câmara dos Deputados, e revisora Kadidja Valéria Reginaldo de Oliveira, a arquivista Cristina foi convidada a atuar como relatora e palestrante convidada.

A proposta da oficina foi apresentar as diretrizes internacionais e nacionais que versam sobre o acesso à informação; estimular o uso da ferramenta de avaliação de verificação de acessibilidade de sítios institucionais, complementadas pelas orientações direcionadas para os projetistas web no processo de elaboração de sítios acessíveis, e por fim, disseminar publicações técnicas que poderão vir a ser incorporadas nas ações de difusão acessível das informações arquivísticas, acrescida de uma dinâmica de sensibilização sobre a temática.

Nas moções aprovadas pelo CNA, este evento propôs ao FEPARQ a inclusão da disciplina de Acessibilidade nos cursos de Arquivologia e na formação de professores da área.

Além disso, o trabalho intitulado “Papel Social dos Arquivos e Projeto Orquestrando na UFSM”, de autoria de Cristina Strohschoen dos Santos foi apresentado no Eixo 2 – A função social e política dos arquivos e arquivistas na contemporaneidade do IX CNA na tarde de 03 de maio.

A décima edição do evento será em Salvador, Bahia, em 2024.

Mais informações sobre o evento em: https://fnarq.com.br/ix-cna-2022/

 * O Congresso Nacional de Arquivologia ocorre desde 2004, promovido pela Associação Brasiliense de Arquivologia (Abarq), em parceria com o curso de Arquivologia e a Universidade de Brasília. A última edição aconteceu sob promoção da Associação de Arquivistas do Estado da Paraíba (AAPB) no ano de 2018 em João Pessoa, Paraíba. No ano de 2020, evento foi cancelado em razão da doença provocada pelo SARS-CoV-2, conhecida como COVID-19, caracterizada como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Fotografias: Marcos Machado Paulo e Luana Lobo

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-3883

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes