Na manhã de 05 de outubro o artista/muralista e ex-professor da UFSM Juan Amoretti realizou uma conversa sobre muralismo na disciplina de Artes ministrada pela Professora de Artes Helvia Schneider no 7º ano ensino fundamental Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Lourdes Castro. A diretora da escola Silvana Guerino acolheu a atividade com muito carinho, proporcionando inclusive um momento de fala de Amoretti com toda a escola.
Na manhã de 29 de setembro o artista/muralista e professor da UFSM Altamir Moreira realizou uma conversa sobre muralismo na disciplina de Artes ministrada pela Professora de Artes Rejane Berger no 9º ano ensino fundamental Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Luiz Victor Sartori.
Estes foram os primeiros dos quatro encontros a serem realizados em cada uma destas EMEFS tendo como resultado a pintura de um mural, com a colaboração da artista visual Cirlene Ereno. O “Catálogo Murais da UFSM: 1971 a 2021”, publicado no ano passado está sendo usado como instrumento metodológico de educação patrimonial.
Esta é uma ação do Projeto de Extensão “Murais da UFSM: Interlocuções sobre Arte, Cultura e Patrimônio”, coordenado pela arquivista Cristina Strohschoen dos Santos, cujo objetivo é ampliar o conhecimento e suscitar um sentido de pertencimento na comunidade santa-mariense sobre arquivos fotográficos como patrimônio documental e pintura mural, uma das linguagens das artes visuais mais antigas de que se tem conhecimento e que remonta dos primórdios da pré-história.
# Altamir Moreira é Bacharel em Desenho e Plástica, com ênfase em desenho, pela UFSM (1996); Mestre em Artes Visuais, com ênfase em História, Teoria e Crítica da Arte (UFRGS, 2000); Doutor em Artes Visuais (UFRGS, 2006). Atualmente é coordenador do Curso de Graduação em Artes Visuais da UFSM. Participou de forma efetiva no processo de pintura dos murais da UFSM em colaboração a Juan Amoretti, Tema Infantil (HUSM, 1997); O Corpo Humano (HUSM, 1998); e A Árvore da Vida (Reitoria, 1998), realizados durante seu período de formação e aprendizagem das técnicas de mural seguindo o projeto de composição definidas pelo professor Amoretti, linhas e harmonias cromáticas , pois nunca havia realizado pinturas murais autorais antes desta época. Seu único mural autoral foi realizado com o auxílio dos alunos do curso de Artes Visuais, intitulado “O Reino Fabuloso da Mata Atlântica” (HUSM, 2010).
# Cirlene Maier Ereno é Graduada em Desenho e Plástica – Licenciatura Plena pela UFSM (2004), Graduada em Desenho e Plástica Bacharelado pela UFSM (2002) e Especialização em Mídias na Educação pela UFSM (2019). Artista visual e educadora, realiza ações educativas relacionadas a arte e cultura na região, fomentando oficinas, workshops e cursos nas linguagens das artes visuais e música possibilitando conversas entre as variadas linguagens artísticas. Pertence ao grupo Olhares em Funcionamento desde 2018 e participa do Porão Criativo (laboratório de economia criativa) que integra o distrito criativo de Santa Maria. Participa da Associação de Artistas plásticos de Santa Maria.
# Juan Humberto Torres Amoretti iniciou seus estudos em Desenho e Pintura na Escuela Nacional Superior Autónoma de Bellas Artes, aos 18 anos, em Lima, Peru. Chegou no Brasil em 1974. Foi pintor, desenhista, escultor e professor da UFSM de 1975 a 2008. É autor de grande parte dos monumentos distribuídos no campus da universidade – entre escultura, retratos e murais – todos carregados de valores simbólicos ligados à cultura peruana. Além dos murais da UFSM, pintou os painéis La Saga Dei Vincitore no Clube Recreativo Dores e Indústria, Comércio e Turismo no saguão da Câmara de Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria. É a partir de 1984 que o artista passa a investir na figura realista e muitas de suas obras são vistas em murais da UFSM. Ao total, quatro murais localizados no campus da Universidade “Quinhentos anos da invasão da América”, Caixa Preta, CAL, 1992; “O mundo desde as tabas primitivas indígenas, as navegações, construções, até as naves espaciais”, CTISM, 1992 (restaurada em 2017); “A árvore da vida”, Reitoria da UFSM, 1998 (obra foi executada pelos artistas Juan Amoretti, Altamir Moreira, Catia Kunde e Marcelo Barcelos); “O corpo humano”, HUSM, 1998. Sua intensa contribuição para a produção artística de Santa Maria e região faz do artista um grande nome na participação na identidade artística local.
Fotografias: Cristina Strohschoen dos Santos e Cirlene Ereno