Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Melhores Trabalhos do 12º Salão de Extensão da JAI

A Coordenadoria de Articulação e Fomento à Extensão da Pró-reitoria de Extensão da UFSM promoveu, na tarde de 07 de novembro, no auditório do Centro de Convenções, a cerimônia de entrega a acadêmicos e orientadores, do certificado de Melhores Trabalhos da Extensão da Jornada Acadêmica Integrada de 2019, 2020 e 2021.

O Projeto Orquestrando Arquivos Musicais na UFSM: História e Memória da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, coordenado pelo Departamento de Arquivo Geral foi um dos premiados como melhores de 2019 – unidade Reitoria.

Em 2019 o acadêmico Matheus S. Kelling, acadêmico de Arquivologia, apresentou comunicação sobre o projeto na área Artes/Música no 12º Salão de Extensão da 34ª Jornada Acadêmica Integrada e em 2021 na área Cultura no 38º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, promovido pela Universidade Estadual de Londrina.

Vídeo dos melhores trabalhos da extensão apresentados no 12º Salão de Extensão JAI 2019

Projetos que venceram o prêmio, divididos em unidades da Instituição

Anais 38º SEURS – comunicação orquestrando páginas 968 a 971

Fotografias: Nicolie Puntel

PROJETO ORQUESTRANDO ARQUIVOS MUSICAIS NA UFSM: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA ORQUESTRA SINFÔNICA DE SANTA MARIA

Período: 2017 a 2022

Participantes:

Docentes: Alexandre Jaques Eisenberg, João Batista Sartor e Marco Antonio Penna.

Bolsistas (acadêmicos de Música, Arquivologia e Desenho Industrial): Alexandre Campanholo Rodrigues, Augusto Dossa Carvalho, Hélvio Spode da Silva, Josilene Pereira Amorim, Karine Vaz Pilla, Letícia Freitas Gaiardo, Luizane Borges de Deus, Marcos Machado Paulo, Matheus Macagnan Stankowski, Matheus Skoulade Kelling, Miguel Ketzer Martins Damasceno da Silva e Nicolie Puntel da Silva e Tatiana Barcelos Fabricio Medeiros.

Arquivistas: Cristina Strohschoen dos Santos, Daiane Pradebon e Geovana Gayer de Souza

Servidores: Gerson Leal e Suzete Gassen da Silveira

O objetivo do projeto foi promover a gestão arquivística e preservação do patrimônio documental da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Santa Maria, visando ampliar a visibilidade da memória musical da USM e da cidade de Santa Maria e sua inserção na sociedade. Promoverá-se assim interlocução e difusão cultural e a democratização do conhecimento artístico-cultural e científico produzido na UFSM.

O público-alvo foi o cidadão e/ou pesquisador interessado em informações documentais, fotográficas, sonoras, audiovisuais sobre música e orquestra, sendo assim a abrangência nacional e porque não, internacional.

Ações:

– Produção da Exposição Orquestrando na UFSM. Para divulgação, uma amostra da memória fotográfica

dos concertos da OSSM de 1970 a 2018 em diversos eventos culturais e cidades do RS, a qual foi instalada no hall do Centro de Convenções nos concertos da orquestra – primeira exibição no concerto de abertura da temporada oficial em 2019 e também participou do Mês da Cultura de Santa Maria em 2021.

– Organização do arquivo fotográfico. Os 3880 registros fotográficos de eventos da orquestra produzidos de 1998 a 2021, foram organizadas cronologicamente, classificados, descritos pela Norma Brasileira de Descrição Arquivística, os personagens indexados e publicadas na web, no repositório institucional Fonte – http://fonte.ufsm.br/ .

– Organização do arquivo de programas de concertos. Os 230 programas de concertos de 1981 a 2021 localizados no acervo, foram organizados cronologicamente e digitalizados para facilitar a pesquisa e acesso.

– Revisão e reorganização do arquivo de partituras musicais. A revisão certificou-se da existência ou não de partituras de toda instrumentação, mapeou 978 partituras musicais tocadas em concertos, e 27 de autoria do primeiro maestro, Frederico Richter, sendo portanto de valor histórico/permanente.

– Organização do arquivo de reportagens à imprensa. Um índice foi elaborado e os 449 recortes de jornais de 1977 a 2001 localizados no acervo foram digitalizados para facilitar o acesso.