Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Educação Patrimonial – Arquivo Fotográfico e Resgate do Patrimônio Artístico da UFSM

O segundo encontro das oficinas de muralismo realizadas pelo Projeto de Extensão “Murais da UFSM: Interlocuções sobre Arte, Cultura e Patrimônio”, coordenado pelo Departamento de Arquivo Geral foi realizado durante a disciplina de Artes do 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Lourdes Castro, do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Luiz Victor Sartori e do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Manoel Ribas.

A arquivista Cristina Strohschoen dos Santos realizou uma explanação sobre o acervo de 85 mil negativos fotográficos e imagens natodigitais da universidade, relacionando o patrimônio documental ao patrimônio artístico –  para produção do Catálogo Murais da UFSM: 1971 a 2021 foram resgatados os registros fotográficos das solenidades de inauguração dos murais da cidade universitária. Negativos de vidro foram também apresentados aos alunos, contextualizando assim a evolução da fotografia. Os negativos de vidro das Coleções Beck e Jaunsem do Museu Antropológico Diretor Pestana de Ijuí foram objeto da dissertação do Mestrado em Patrimônio Cultural Quando o Patrimônio é uma Imagem que Quebra: Políticas de Acesso e Preservação de Coleções Fotográficas de Negativos de Vidro” de 2012.

No mesmo encontro a educadora e artista visual Cirlene Ereno iniciou, em conjunto com as professoras de Artes das três escolas, o planejamento do tema do mural a ser pintado por cada uma das turmas.

Fotografias: Cirlene Ereno