Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Inauguração de Murais em Escolas Públicas de Santa Maria

O Projeto de Extensão “Murais da UFSM: Interlocuções sobre Arte, Cultura e Patrimônio” coordenado pelo Departamento de Arquivo Geral desenvolveu, no segundo semestre de 2022, oficinas em três escolas públicas – duas municipais e uma estadual. No mês de dezembro os três murais foram inaugurados.

Mural da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Lourdes Castro

Tema: Primavera

Artistas: alunos do 7º ano ensino fundamental

Professora de Artes: Helvia Schneider

Diretora: Silvana Guerino

Palestra sobre muralismo realizada em 05 de outubro pelo artista/muralista e ex-professor da UFSM Juan Amoretti.

Inaugurado em 21 de dezembro de 2022 com presença de Flavi Ferreira Lisboa Filho,  Pró-Reitor de Extensão

Mural da Escola Estadual Manoel Ribas

Tema: Prazer, profundidade, coletividade dos corais, introspecção e busca

Artistas: 5 turmas de alunos do ensino médio

Execução artística: Cica Ereno e Eveliny Pedroso

Professora Disciplina de Artes: Eveliny Pedroso

Diretora: Tânia Marlene Machado da Costa

Palestra sobre muralismo realizada em 21 de outubro pelo artista/muralista ex-professor da UFSM Juan Amoretti.

Inaugurado em 16 de dezembro de 2022 com presença de Fernanda Kieling Pedrazzi, chefe da Divisão de Museus da Coordenadoria de Cultura e Arte da Pró-Reitoria de Extensão

Mural da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Luiz Victor Sartori

Tema: Etnias

Artistas: alunos do 7º ano ensino fundamental

Execução artística: Cica Ereno

Professora Disciplina de Artes: Rejane Berger

Diretora: Marta Borher Scherer

Palestra sobre muralismo realizada em 29 de setembro pelo artista/muralista e professor da UFSM Altamir Moreira.

Inaugurado em 15 de dezembro de 2022.

O “Catálogo Murais da UFSM: 1971 a 2021”, organizado pela arquivista e Mestre em Patrimônio Cultura Cristina Strohschoen dos Santos, publicado em 2021, está sendo usado como instrumento metodológico para essa ação de educação patrimonial.

Segundo a educadora Cica Ereno, os projetos tornaram-se parte da escola como ferramenta de integração facilitando o aprendizado pós-pandemia e proporcionando um melhor rendimento do aprendizado durante o ano nas aulas de artes. Ficou mais colorida esta volta ao espaço escolar e mais divertida!

Fotografias: Cristina Eifert e Fernanda Schaurich