Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

TV Campus Produz Reportagem sobre Aula Prática de Microfilmagem no DAG

Nas tardes de 13 e 14 de dezembro, alunos do Curso de Arquivologia da UFSM participaram de aula prática de microfilmagem, conteúdo da Disciplina Reprodução de documentos – ARQV0022, vinculada ao 4º semestre do currículo e ministrada pelo professor Sérgio Lampert. A aula foi ministrada no espaço do Laboratório de Reprografia do Departamento de Arquivo Geral, na sala 2235 do prédio 74A.

A TV Campus produziu uma reportagem sobre o evento.

A explanação inicial descreveu o processo de microfilmagem na UFSM a partir da década de 80; o histórico da constituição do extinto Laboratório de Reprografia DAG/UFSM; os equipamentos existentes e em uso; e os equipamentos raros no Brasil como a  Processadora Prostar – há somente mais uma no país, no laboratório do Arquivo Nacional e a Microfilmadora Planetária Dokumator Carl Zeiss, importada da cidade de Jena, Alemanha Oriental no ano de 1968.

A seguir, os alunos realizaram atividades de preparação de documentos, microfilmagem com uso da Microfilmadora planetária Seleconta modelo Fill Master, pesquisa de dossiê de aluno formado de graduação, atendimento a pesquisadores com uso da leitora digitalizadora de microfilmes, produção de jaquetas e visualização do processo de limpeza de rolo de microfilme na Processadora Prostar.

Participaram da aula os alunos da turma 2022: Ana Paula Torri, Bianca Daniele Fagundes Rodrigues, Clizenia Fernandes Vaz Viega, Edjane Maria Barbosa de Brito, Glenio Vincenzo Baumhardt Varaschini, Jocelaine Kummer Rodrigues, Leslie Mari Alves da Luz, Linda Ines Goncalves Loose, Livia Teixeira Barros, Luigi Geraldini Pires, Mateus Silva da Silveira, Nataly Pozzer Aloy Krentkowski, Nicole Postai Ostwald, Nicolly Louise Ribeiro (monitora da disciplina), Patrick Escobar Cuimbra , Simone da Silva Guerra e Tainara E Souza Pinto. E da turma 2021: Ana Paula Silva De Souza, Caroline Quoos Rodrigues, Gabriel Denardin Spat, Nicolie Puntel Da Silva, Silvia Medianeira Rosa Dumke e Tatiana Azevedo De Oliveira.

O objetivo da disciplina é identificar e compreender as diferentes técnicas de reprodução de documentos; compreender e avaliar a aplicação dos diferentes tipos de técnicas reprográficas para fins de preservação, acesso e difusão no âmbito dos arquivos; compreender os usos da reprodução de documentos na Arquivologia.

Leia mais sobre o Laboratório de Reprografia do DAG.

# A Microfilmagem é um processo reprográfico utilizado para a preservação que consiste na conversão de documentos físicos em imagem por processo fotográfico. As imagens poderão ser armazenadas em rolo de microfilme (16 mm e 35 mm), jaqueta ou cartão janela.

Fotografias: Nicolie Puntel, Sérgio Lampert e Cristina Strohschoen dos Santos