Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

DAG Participa  da 7ª Semana Nacional de Arquivos



O Departamento de Arquivo Geral participará com duas atividades da programação da 7ª Semana Nacional de Arquivo cujo tema é “ARQUIVOS – TERRITÓRIOS DE VIDAS”.

No dia 06 de junho às 8 horas no auditório do CCSH – prédio 74C acontecerá o Seminário Fotogramas da Memória Audiovisual da UFSM.

Inscrições para o seminário aqui.

O seminário proporcionará um debate acerca dos acervos audiovisuais produzidos na UFSM e na cidade de Santa Maria, com ênfase na necessidade de uma instituição responsável pela preservação, guarda, acesso e difusão destes registros documentais que são também registros de vidas de diferentes épocas. A pesquisa da jornalista e especialista em cinema Marilice Daronco conduz na compreensão de como iniciou a produção cinematográfica em um município do interior do Sul do país e da inexistência de escritos sobre as produções santa-marienses nos anos 1960 nos livros que fazem a historiografia do cinema gaúcho. Inicia-se com as primeiras contribuições para a experiência audiovisual na cidade: o Cinejornal Aurora de Sioma Breitman, os filmes A Ilha Misteriosa, de José Feijó Caneda; e A Vida dos Solos, de Ana Primavesi, Orion Mello e Joel Saldanha, o primeiro documentário educacional de animação da América Latina e segue-se com o acervo de filmes 16mm da TV Educativa, com a produção do Estúdio 21 da Facos e com o acervo de fitas VHS com os programas da TV Campus.

De 02 a 09 de junho no Espaço UFSM no Shopping Praça Nova acontecerá a Exposição “UFSM – Território de Memórias.

A exposição exibirá documentos textuais, fotográficos, sonoros, audiovisuais e microfilmes preservados no arquivo histórico da UFSM cuja gestão é realizada pelo Departamento de Arquivo Geral e que evidenciem a atuação das áreas de ensino, pesquisa e extensão na comunidade santamariense desde a década de 60, comprovando assim ser uma instituição responsável pela preservação, a guarda, o acesso e a difusão de registros de vidas de diferentes épocas.

A Semana Nacional de Arquivos, tradicionalmente, tem como referência o 9 de junho, Dia Internacional dos Arquivos, assim proclamado na Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos (International Council on Archives – ICA), em 2007. O marco fundamenta-se na data de criação do próprio ICA pela Unesco, em 1948. Em 2023, o Conselho Internacional de Arquivos completará 75 anos de existência, sendo este o tema da Semana Internacional de Arquivos. À luz dessa inspiração, a edição brasileira adota o tema “Arquivos – Territórios de Vidas”, no intuito de fortalecer perspectivas e demanda sobre o fazer arquivístico que têm ganhado relevo em nosso país. 

As reflexões são propostas a partir de perguntas que circulam em nosso cotidiano: Os arquivos refletem a diversidade dos sujeitos e das culturas que dão forma à nossa sociedade e à nossa história? Quem tem e como se dá o acesso aos arquivos? Os conceitos e linguagens aplicados para descrever, contextualizar e organizar os documentos estão orientados à promoção da inclusão e da cidadania das/os brasileiras/os? O que nos cabe fazer para que os procedimentos arquivísticos estejam cada vez mais voltados à formação de arquivos plurais, capazes estimular a desnaturalização de desigualdades?  Como essas dimensões se relacionam com o papel gerencial e técnico dos arquivos para a administração pública? Essas preocupações apontam para a necessidade de que o uso dos registros documentais se dê como instrumento de promoção de pertencimento, por meio do qual todas, todes e todas tenham oportunidade de se reconhecer e promover reconhecimento com base em valores democráticos.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-4083

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes