Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Negativos Fotográficos da UFSM nos 53 Anos do HUSM



Para comemorar os 53 anos do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) foi produzido um painel comemorativo com fotografias. A fotomontagem realizada pelo professor Rafael Concatto Beltrame, professor do Departamento de Processamento de Energia Elétrica do Centro de Tecnologia da UFSM, uniu em uma mesma imagem a fachada antiga, da época da construção do hospital – registro de 1969 que integra o acervo de 85 mil negativos fotográficos da UFSM, e uma atual, produzida por ele. O painel está fixado no hall de entrada do HUSM, para visitação pública. O Departamento de Arquivo Geral (DAG) foi convidado a descerrar o painel ao lado do superintendente do HUSM, Humberto Palma, e do professor Beltrame.

Em 2018, na comemoração dos 160 anos de Santa Maria, Beltrame criou a série Passado e Presente, na qual apresenta a fusão de imagens antigas e atuais dos principais pontos da cidade. Entre as 18 fotografias da série, sete foram feitas nos principais pontos da UFSM, como o Planetário, a Biblioteca Central e o Estádio do Centro de Educação Física e Desportos.

Os pôsteres sobre o HUSM produzidos pelo Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria também integraram a programação do aniversário do hospital.

A jornalista Mariângela Recchia Correa, da Unidade de Comunicação Social do HUSM/EBSERH tem realizado ações de difusão da memória fotográfica do hospital como o Álbum de Memórias nos 50 Anos.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-4095

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes