Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Evento Reuniu e Homenageou os Muralistas da UFSM



Aconteceu, na manhã de 04 de outubro, no salão Imembui, o evento “ Muralismo na UFSM: Interlocuções”, promovido pelo Departamento de Arquivo Geral da UFSM, Editora UFSM e Pró-Reitoria de Extensão.

Com um total de 155 inscritos, participaram do evento estudantes da Escola Estadual Manoel Ribas acompanhados dos professores Francieli Morin Pereira, Lucas José de Souza e Joseane Azevedo dos Santos Hopf; da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Lourdes Castro acompanhados da professora Helvia Cruz; estudantes das disciplinas de Espanhol, Linguagens e Artes da primeira série do Colégio Politécnico da UFSM acompanhados pela professora Márcia Lenir Gerhardt; e acadêmicos das Disciplinas Atividades Rítmicas e Dança e Meio Ambiente do Curso de Licenciatura em Dança e Licenciatura em Educação Física ministradas pelo Prof. Dr. Jesse da Cruz.

Após a sessão de abertura houve a apresentação de fragmentos da obra de dança performativa – inspirada nos murais da UFSM – UTÓPICOS-MUROS. A obra tem direção e figurinos do Professor Doutor Odailso Berté, sonoplastia e iluminação de Antônio Freitas. Os criadores-intérpretes são: Lucas Lima, Luiza Ismael, Siane Bolzan e Odailso Berté, do Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA) do curso de Dança Licenciatura da UFSM.

Logo a seguir realizou-se a cerimônia de homenagem em reconhecimento à arte mural de autoria dos 38 artistas que integram o Catálogo Murais da UFSM: 1971 a 2021publicado pela Pró-Reitoria de Extensão em 2021. Também foram homenageados os três pedreiros que auxiliaram na colocação dos blocos de concreto do mural do Hospital Universitário. Cada um deles recebeu um mimo, incluindo publicações e as oito agendas mensais da Editora que retrataram os murais da UFSM.

Na sequência, aconteceu um debate com seis muralistas, para relatarem para a memória institucional suas experiências com pinturas de murais na universidade, devidamente contextualizadas as diferentes épocas de produção de cada obra artística. Este documento audiovisual ficará arquivado na UFSM e publicado no Youtube DAG UFSM para registro da memória artística e cultural.

Do primeiro bloco, com mediação do professor Odailso Berté, participaram os seguintes muralistas:

  • ALPHONSUS BENETTI, natural de Faxinal do Soturno, RS. Em 2004 registrou um projeto de pesquisa para execução de uma pintura mural no saguão do Hospital Veterinário da UFSM, com participação dos acadêmicos Ana Cláudia Machado Paim, Franciele Filipini dos Santos, Lací Cecília Seibert e Patrícia Vaz Pereira.
  • ALTAMIR MOREIRA, natural de Faxinal do Soturno, RS. Criou o mural “O Reino Fabuloso da Mata Atlântica” no Pronto Atendimento Pediátrico do HUSM em 2010. Colaborou na montagem dos murais: “A Criança” (1997), e “O Corpo Humano” (1998) no HUSM; e “A Árvore da Vida” (1998) na Reitoria da UFSM. Projetou e orientou a criação coletiva da obra “Memória das Vítimas da Kiss” (2003), no viaduto do centro de Santa Maria.
  • BRAZILIANO, natural de Santa Maria, RS. Pintou o mural “O machado esquece; a árvore recorda” no Centro de Ciências Socias e Humanas – CCSH em 2018.

No segundo bloco participaram:

  • DOUGLAS DORNELES MEDEIROS, natural de Santa Maria, RS. Douglas, em colaboração com a arte-educadora Andressa Querubini, é autor do mural “Fortalecendo o que nos pertence” (BSCCSH, 2018).
  • JUAN AMORETTI, natural de Lima, Peru. Chegou no Brasil em 1974. Pintou quatro murais no campus da Universidade: “Quinhentos anos da invasão da América”, no teatro Caixa Preta do Centro de Artes e Letras em 1992 (em conjunto com Clovis Ferrari e Rildo Batista); “O mundo desde as tabas primitivas indígenas, as navegações, construções, até as naves espaciais”, no CTISM em 1992; “A árvore da vida” na Reitoria em 1998 (em conjunto com Altamir Moreira, Catia Kunde e Marcelo Barcelos); “O corpo humano” no HUSM em 1998.
  • POLIN MOREIRA, natural de Santa Maria, RS. Pintou o mural “Tempos Temerosos” no Centro de Educação em 2016.

A ação está inserida no projeto de extensãoMurais da UFSM: Interlocuções sobre Arte, Cultura e Patrimôniocoordenado pela arquivista Cristina Strohschoen dos Santos, do Departamento de Arquivo Geral.

Alguns depoimentos de artistas e público presente:

Braziliano, muralista, ilustrador e quadrinista:o evento representou cuidado e respeito personificados pela pesquisa histórica realizada, e a dedicação gráfica materializada em catalogo e agenda, proporcionou também um elo temporal entre gerações de muralistas, disseminando saberes que potencializaram a relação público/obra, transeunte/mural, vida/poesia, prospectou um senário que zelara por estas memórias, um esmero impar da UFSM para com obras únicas”.

Carolina Santos Pires, acadêmica do curso de Artes Visuais – Bacharelado, estagiária no Museu de Arte de Santa Maria e integrante do Coletivo Arte Negra em Movimento:estar presente no evento foi um momento importante para minha identidade como artista e estudante. Minha relação com a Universidade começou quando fiz um tratamento de saúde no HUSM aos dois anos de idade. Depois retornei para a UFSM como estudante de Artes Visuais. A relação marcante é o fato de ter uma obra de arte em um hospital universitário. Escutar sobre a trajetória deste grande mestre, artista prof. Amoretti é uma honra como estudante, e finalizando o curso de Artes Visuais, pois consegui me identificar com cada palavra e todas as imagens que ele trouxe neste evento. É interessante pensar que a nossa realidade socioeconômica nos faz encontrar soluções práticas para fazer o que amamos. Ele é uma figura importantíssima por toda sua história de vida e sua trajetória como artista/educador. Ele me instiga a continuar sonhando e multiplicando com outras pessoas, e através da arte compartilhar saberes e nossas experiências“.

Alphonsus Benetti, ex-professor do Centro de Artes e Letras:o evento foi muito importante, bonito, possibilitando encontros gratificantes. Me parece sinalizar também uma nova visão em relação aos acervos de artes da Universidade, com catalogação, preservação e os necessários cuidados. Que seja, assim, o início de uma nova etapa”.

Hélvia Schneider, professora de Artes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Lourdes Castro:eu, a escola, e os estudantes só temos a agradecer à arquivista Cristina e à Cica Ereno pelo convite de participarmos do projeto de Muralismo da UFSM. Foi uma grande oportunidade para os estudantes poderem pintar um Mural em uma das salas de aula. Acredito que os projetos de extensão são de suma importância para construir pontes entre a universidade e a comunidade externa, pois é quando as conexões se formam e onde podemos construir com os estudantes, da rede pública de ensino, os laços de pertencimento com a instituição. Talvez hoje os estudantes ainda não compreendam o grau de importância deste evento, mas um dia eles olharão para trás e se lembrarão desses artistas e grandes mestres que estavam presentes aqui hoje. Alguns são meus ex-professores, outros, amigos pessoais, e fico muito feliz de poder vê-los reconhecidos pelo trabalho que fizeram pela universidade, e desejo poder ver muito mais daqui para frente. Eles também ficaram encantados com a apresentação de dança na abertura e já querem ver o espetáculo completo no Treze de Maio, e é sobre isso, dar acesso à cultura estimula o desejo por cultura. Ver isso neles é que nos anima a seguir trabalhando e, para isso, só tenho a agradecer o trabalho da UFSM na figura de seus servidores, alunos e ex-alunos, que seguem fazendo parcerias e desenvolvendo projetos maravilhosos como esse”.

Odailso Berté, professor do Curso de Dança Licenciatura e do Mestrado em Patrimônio Cultural da UFSM:ao reunir muralistas, artistas de outras áreas, alunos e professores, o evento “Muralismo na UFSM: interlocuções”, proporcionou novos olhares para as pinturas-murais da UFSM, para seus criadores e seus contextos socioculturais. Foi uma partilha de saberes, bem como uma forma de experiência estética que não só emocionou como aportou conhecimento a cada um dos presentes”.

Fotografias: Fernanda Schaurich e Nicolas Machado

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-4210

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes