Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Aula Complementar de Preservação e Conservação de Documentos do Curso de Arquivologia no DAG

Na manhã de 10 de outubro as acadêmicas Deborah Branco Martins Ribeiro, Jocelaine Kummer Rodrigues, Lara Strieder Lenz e Stefane Menezes Ferreira do Curso de Graduação em Arquivologia participaram de aula complementar da Disciplina de Preservação e Conservação de Documentos, sob responsabilidade da Profa. Sonia Constante.

A aula foi ministrada na sala 2235 do prédio 74 A onde se localizam os Acervos Fotográfico, Sonoro, Audiovisual e de Microfilmes do Departamento de Arquivo Geral da UFSM.

No início da aula foi observada a atividade realizada em conjunto com a Coordenação do Curso de Direito Noturno do CCSH – a preservação de fotografias de formaturas do Curso de Direito. O estado de conservação de 16 quadros de formatura de turmas de ex-alunos das décadas de 70 e 80 está bastante precário, com grande infestação de térmitas, perdas de alguns elementos decorativos e fotografias de alunos e homenageados aderidas nos vidros de proteção. Após decisão do Colegiado do Curso de Direito quanto às alternativas de procedimentos de preservação (ata 313, de 30 de maio de 2023), será realizado pelo DAG: registro fotográfico do quadro; arquivamento, descrição, indexação e digitalização das fotografias analógicas; publicação do objeto digital no Repositório Institucional Fonte UFSM e posterior eliminação da moldura do quadro.

A aula permitiu também aos acadêmicos a identificação de fatores de degradação internos e externos, planejamento e estratégias de preservação de documentos em diversos suportes – papel, negativos, fitas magnéticas de rolo, fitas VHS, fitas cassete, microfilmes, microfichas. A arquivista Cristina Strohschoen dos Santos enfatizou a necessidade da conservação preventiva dos documentos sejam eles textuais, sonoros, audiovisuais, iconográficos; o permanente monitoramento e identificação de riscos.

Como recursos didáticos foram usados vídeos do Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, projeto idealizado em 1994 por um grupo de pessoas preocupadas com a preservação dos acervos documentais brasileiros, do qual Cristina foi agente disseminadora na região noroeste do Rio Grande do Sul.

Fotografias: Fernanda Schaurich, bolsista do Arquivo Fotográfico DAG